Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Escoliose

O que é a escoliose?

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna o que significa que a coluna para além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.

Causas da escoliose?

Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática ou seja não tem causas conhecidas. A escoliose pode ter inúmeras causas, contrariamente ao que vulgarmente se costuma afirmar:

* Má postura fetal
* Parto difícil ou traumatizante
* Problemas emocionais dos pais aquando da gestação ou do crescimento do bebê, criança ou adolescente.
* Perna curta
* Bacia desnivelada
* Problemas viscerais
* Quistos energéticos
* Desequilíbrios ou problemas musculares
* Somatizações de problemas afectivos ou emocionais.
* Más posturas.
* Peso excessivo das mochilas.

Tratamentos:

O que há a fazer é conseguir determinar exatamente o que se passa e como o corrigir e para isso há que usar soluções que resultem, sobretudo soluções que resolvam as causas.

A solução passa por desmemorizar os tecidos e por os libertar das tensões e emoções que eles contêm. No fundo, libertar os tecidos das memórias que os levam a provocar este estado ou condição.

A alteração do tecido conectivo (fáscia) é a base para as alterações das tensões e alterações musculares, viscerais e outras.

é a alteração do tecido conectivo que leva à formação da escoliose e só quando se se normaliza esse tecido conectivo (fáscia) se consegue que as alterações permaneçam e que os resultados aconteçam.

A fáscia e as técnicas miofasciais são assuntos recentes e ainda pouco divulgados. Apesar de algumas das técnicas miofasciais já serem faladas e usadas há muitos anos, só nos últimos anos surgiram técnicas mais rápidas e eficazes para inúmeros problemas desde a fibromialgia, dores crónicas, dores miofasciais, escoliose e numerosos outros problemas.

A solução para a escoliose e para muitos outros problemas passa pela desmemorização celular, pela libertação de energia nervosa, pela alteração da fáscia, pela Libertação Miofascial, por Manipulação Visceral, por correcção da bacia ou da perna curta se for caso disso e por muitas outras abordagens, consoante o caso e a situação.


EVOLUÇÃO

A importância em detectar precocemente a escoliose reside no fato de que o tratamento, mesmo nas escolioses leves, pode ser iniciado com o objetivo de, pelo menos observar a evolução do quadro ou indicar tratamentos não operatórios, embora estes nem sempre apresentem bons resultados. Sem intervenção, a curvatura progride entre o tempo de detecção e o tempo de maturidade esquelética; o risco de progressão aumenta assim que o grau de curvatura aumenta (ROWE et al.,1997).

O diagnóstico precoce pode levar à revelação da escoliose precoce mínima, e o encaminhamento precoce ao tratamento, havendo menos necessidade da realização de uma cirurgia. Além disso, a descoberta da escoliose antes de ocorrer uma rotação significativa, resultará na prevenção de anormalidades estéticas significativas, dor e complicações cardiopulmonares (CAILLIET, 1977).

A evolução da escoliose na criança é possível enquanto houver crescimento vertebral remanescente na coluna. Quando o crescimento for completo, de acordo com o indicado pelas epífises “fechadas e fundidas”, termina a assimetria do corpo vertebral, levando à escoliose estrutural. O aumento da curvatura escoliótica no adulto é conseqüência de alterações no disco intervertebral com um aumento na compressão no lado côncavo da curvatura, o que geralmente ocorre em curvas com ângulo de Cobb maior que 50o (CAILLIET, 1977).

STOKES (1997), constatou que a causa da progressão da escoliose é primariamente biomecânica. De acordo com sua tese, a curvatura lateral altera a geometria muscular e vertebral e o padrão de ativação muscular, causando uma assimetria na força da musculatura vertebral. Seu estudo confirmou que a força mecânica influencia o crescimento e, portanto, a forma vertebral em crianças.

Um comentário:

Anônimo disse...

João Junior,
publica um material de Agricultura do Brsil. Tô precisando muito.
Valeu!