Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

POPULAÇÃO - Resumo

ESTUDOS DEMOGRÁFICOS: CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

a) População absoluta: nº total de habitantes de um determinado lugar.
b) População relativa ou densidade demográfica: nº de habitantes em km2.
c) Populoso e povoado: nos estudos de geografia das populações são muito utilizados
os conceitos de populoso e povoado. O primeiro se refere à população absoluta e o segundo diz respeito à população relativa de um lugar. Assim, enquanto a Ásia é o continente mais populoso e mais povoado do mundo, a Oceania é o continente menos populoso e menos povoado. Mas lembre-se: um país populoso não é, necessariamente, um país muito povoado.
d) Superpopulação (sentido geoconômico): quando a área possui uma estrutura econômica que não permite absorver a mão-de-obra.
e) Superpovoado: o fato de uma área ser densamente povoada não significa que seja superpovoada, isso porque o conceito de superpovoamento não se limita ao simples resultado numérico da relação entre população absoluta e área (densidade). Além dessa relação, interessa também, e de forma fundamental, o nível de desenvolvimento sócio-econômico e tecnológico resultante da relação população-área.
f) RECENSEAMENTO: contagem direta da população ou avaliação dos setores de atividade econômica, realizada periodicamente por instituições governamentais e órgãos de pesquisa. Em geral as contagens são decenais.
g) PROJEÇÕES: estimativas da evolução futura de uma população, cidade ou economia, baseada no seu histórico e nos dados disponíveis no momento em que são realizadas.
h) Crescimento vegetativo natural: diferença ente TN e a TM.
i) TAXA DE NATALIDADE (TN): relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes.
j) TAXA DE MORTALIDADE (TM): relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e o número de habitantes.
l) CRESCIMENTO MIGRATÓRIO: diferença entre a imigração (entrada) e a emigração (saída).

CM= Imi-Emi

m) CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Para verificar o crescimento demográfico de um país, é necessário considerar os fluxos de entrada (imigração) e saída (emigração) da população. O crescimento demográfico (CD) é:

CD=CV+CM

n) TOTAL DA POPULAÇÃO AO FINAL DE UM CERTO PERÍODO: para se ter o total da população (TP) de um país no final de um determinado período, é preciso somar a população inicial (Po) com o crescimento demográfico (CD) do ano em questão:

TP=Po+CD

o) TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL: número de crianças que morrem antes de completar o 1º ano de vida, para cada 1000 crianças abaixo de 1 ano. É importante indicador sócio-econômico para um país.
p) TAXA DE FECUNDIDADE: é a relação entre o número de crianças com menos de 5 anos de idade e o número de mulheres com idade reprodutiva (entre 15 e 49 anos).

Nenhum comentário: