Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Agricultura no Brasil (parte II) e Maranhão

CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA DO BRASIL
A incidência desigual da modernização agropecuária no território brasileiro criou uma diferenciação espacial onde é possível reconhecer:
a) A existência de uma porção relativamente pequena do território nacional com elevado nível de modernização e responsável pela maior parte da produção agropecuária do país. Essa porção inclui as regiões Sudeste e Sul, e áreas restritas do Centro-Oeste (sudeste de Goiás e centro-sul do Mato Grosso do Sul) e do Nordeste (Zona da Mata). As principais características dessa porção do país são as seguintes:
I. Forte penetração de capitais na agropecuária e estreita vinculação entre industria e agropecuária;
II. Agricultura direcionada para os produtos de exportação e matérias-primas industriais. Soja, cana, café e laranja são os principais produtos;
III. Elevado preço da terra e altos índices de ocupação dos estabelecimentos (baixa ociosidade das terras);
b) A existência de uma vasta porção do país (cerca de 70% do território) com baixo nível de modernização e responsável por uma pequena parte da produção agropecuária do país. Essa porção inclui a Amazônia, a maior parte do Nordeste e o norte do Estado de Minas Gerais. As principais características dessa porção do país estão relacionadas a seguir:
I. Predomínio da agropecuária extensiva (tradicional) com baixos rendimentos e voltada para o mercado interno;
II. Preço da terra relativamente baixo e elevado índice de ociosidade da terra;
III. Predomínio da finalidade especulativa sobre a finalidade produtiva da terra;
IV. Baixo nível de integração indústria-agricultura.

EXPLORAÇÃO DA TERRA
A) Direta
a) Quando as terras são exploradas pelo próprio proprietário e seus herdeiros
b) A maior parte das propriedades, no Brasil, são exploradas pelos proprietários.
B) Indireta
Quando a terra é explorada por não-proprietários.
Posseiros ou ocupantes
parceiros
Exemplos morador ou agregado
Arrendatários

C) Personagens do Meio Rural
-posseiro (ocupante): invasor da terra sem título de propriedade;
parceiro: paga pelo uso da terra de acordo com a produção – metade, terça parte etc;
Exploração indireta
-arrendatários: paga um valor fixado pelo uso da terra;
da terra
-agregado: morador da terra do proprietário que presta alguns dias de serviços para o dono da terra, recebendo menos que o trabalhador que vem de fora.
-Grileiros: se apossa das terras usando falsos títulos de propriedade;
-Bóia-fria: trabalhador diarista, sem vínculo empregatício, que trabalha na época da colheita;
-Peão: espécie de escravidão em função da dívida que foi contraída.



– AGRICULTURA DO MARANHÃO
No MA predomina a agricultura extensiva com a presença de técnicas agrárias arcaicas, rotação de terra, baixa produtividade e voltada para a subsistência. Como uma das exceções a situação predominante temos o cultivo da soja, no cerrado maranhense (centro-sul do Estado).
ARROZ
Produto muito cultivado nos vales fluviais dos rios Itapecuru, Mearim, Pindaré etc. A safra brasileira de arroz está concentrada sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás e Maranhão, sendo este último o principal produtor da Região Nordeste, tendo a nível nacional expressiva participação em torno de 12 a 16%.
Apesar desse fato, a produtividade média do Maranhão é uma das mais baixas do país, apenas 1.362 kg/ha, o que caracteriza o sistema de cultivo rudimentar de arroz de sequeiro predominante no Estado. Disseminado em todo o Estado do Maranhão, o cultivo do arroz é feito normalmente em consórcio com outras culturas em especial com as do milho e feijão. As maiores produções estão concentradas nas microrregiões Pindaré, Alto Mearim e Presidente Dutra. Os municípios tradicionalmente mais produtivos são: Santa Luzia, Imperatriz, Balsas, Grajaú, Tasso Fragoso, Barra do Corda e João Lisboa.
SOJA
Principal produto agrícola de exportação do Maranhão. É muito cultivado no centro-sul do Estado em área de cerrado, onde se utiliza técnicas agrícolas mais modernas, com um certo grau de mecanização. O solo do cerrado é muito ácido, sendo corrigido através do método da calagem: adição de calcário ao solo para a perda da acidez. É uma das culturas de destaque para a economia do país pela posição que atualmente representa na pauta de exportação de produtos agrícolas nacionais.
Alem de oferecer matéria-prima para a fabricação de óleo, a soja é utilizada no consumo humano, entrando na composição de vários produtos alimentícios, como macarrão, Pães, bebidas, entre outros. Os Estados de maior produção de soja são Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
No Maranhão a cultura está concentrada principalmente nas microrregiões – Gerais de Balsas (responsável por 61,04% da produção estadual) e chapadas das mangabeiras com 37,98% de participação. Os municípios que concorrem com as maiores produções são: Tasso fragoso, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Riachão e Sambaíba.
Gado
Localizado em todo o Estado. Porém no vale de Itapecuru, Mearim e Pindaré são criados com técnicas modernas.

Um comentário: