Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Início das Oficinas de Oração e Vida.



A partir do dia 05 de agosto começam os novos grupos de oficinistas.
Estou falando da Oficinas de Oração e Vida.



Quem estiver interessado pode procurar as coordenações locais. Em São Luís são quatro:
1 - São Luís I - cuja coordenação é de responsabilidade de Iandejara (32390198). Área: Cohab, Cohatrac, Forquilha, São Cristovão, Turu, Parque Vitória, Olho Dágua, Divinéia, Maioba, Vassoural, Cidade Operária,Turirical, Parque Universitário e Planalto Pingão e Anil.

2 - São Luís II - cuja coordenação é de responsabilidade de Antônio Carlos (32362301).
Área: Angelim, Bequimão, Cohama, Cohaserma, Parque Shalon, Vila Vicente Fialho, Ipase, Maranhão Novo, Rio Anil, Vila Palmeira, Radional, Santa Cruz, Outeiro da Cruz, João Paulo, Coroado, Coroadinho, Bom Jesus, Bairro de Fátima, Areinha, Bacanga, Anjo da Guarda, Vila Nova, Sá Viana, Alemanha, Jordoa, Ivar Saldanha.

3 - São Luís III - cuja coordenação é de responsabilidade de Lígia Serra (32361092).
Área: Vinhais, Recanto dos Vinhais, Cohafuma, Altos do Calhau, Calhau, Quintas do Calhau, Renascença I e II, Ilhinha, São Francisco, Ponta da Areia, Centro, Monte Castelo, Jaracati, Liberdade, Floresta, Camboa.

4 - Paço do Lumiar: cuja coordenação é de rsponsabilidade de Fátima Régia (32373275).

Área: Paço do Lumiar, Maiobão, Tijupá Queimado, Paranã, São José de Ribamar, Raposa, Pau-Deitado, Vila Roseana, Lima Verde e demais adjacências.


TOV JOVEM: ligue para João Junior (32393969)- marcamos o local da reunião.




As Oficinas de Oração e Vida (TOV) são um serviço dentro da Igreja. Mas não um serviço universal, para tudo. Ao contrário, têm seus alcances e limites. Por exemplo, as Oficinas não se dedicam à formação integral dos fiéis mediante documentos da Igreja, a uma doutrinação sistemática, formação teológica, catequese...

Fundamentalmente os TOV entregam aos fiéis um método prático para aprender a orar; e orar de uma maneira ordenada, variada e progressiva: desde os primeiros passos até as profundidades da contemplação.
A breve história das Oficinas de Oração e Vida tem manifestado uma realidade: que as Oficinas possuem uma notável eficácia transformadora.

Em primeiro lugar, a Oficina toma o oficinista e, à luz da Palavra, o introduz em um complexa trama de reflexão, oração, mensagem evangélica e análise da própria vida. Nesse contexto, o oficinista insensivelmente é atraído, quase sem dar-se conta, a uma transformação de vida. E não se trata de uma conversão de um fim de semana; trata-se de um processo lento e evolutivo ao longo de quatro meses.

Este fator de testemunho é o que confere garantia e credibilidade às Oficinas. E essa eficácia transformante, proclamada de boca em boca pelas pessoas, constitui a principal razão da rápida expansão das Oficinas.

Em segundo lugar, mediante os exercícios de silenciamento, o sistema nervoso fica impregnado de serenidade; e a paz chega à profundidade da alma mediante a vivência do abandono.

E assim, por meio de mensagens e exercícios, a maioria dos oficinistas chega paulatinamente a::

- libertar-se de tristezas e angústias;

- curar-se das feridas da vida;

- superar complexos de culpa, insegurança ou inferioridade;

- recuperar, enfim, a estabilidade emocional e a alegria de viver. As Oficinas conseguem que o divino e o humano caminhem de mãos dadas.

Em terceiro lugar, a Oficina oferece um caminho extremamente simples, mas eficaz, de santificação cristificante: deixar de ser "eu mesmo" em meus traços negativos e ir assumindo os traços positivos de Jesus: paciência, fortaleza, mansidão, amor, perguntando-se em cada nova circunstância: "Que faria Jesus em meu lugar?"

Impressiona escutar aos familiares quando exclamam admirados: "Como mudou nossa mãe, nosso irmão...!"

O bem e o mal nascem no coração do indivíduo. A Oficina ataca o coração e o transforma em um baluarte de harmonia, serenidade e amor. Do coração convertido, esses dons irradiam-se para a família e da família à sociedade.

Bem podemos dizer que as Oficinas colaboram na construção da Igreja, mas também da sociedade.

Por tudo o que dissemos falamos de Oficinas de Oração e Vida (TOV).


João Junior

2 comentários:

Unknown disse...

Sou de teresina, moro em slz a três anos, e gostaria muito de fazer Oficina de Oração e Vida. Em teresina eu era muito ligado a atividades da igreja, mas aqui em slz por não conhecer quase ninguém ando meio distante, e sempre tive vontade de fazer Oficina mas nunca tinha tido a oportunidade na hora certa.

Unknown disse...

Sou de teresina, moro em slz a três anos, e gostaria muito de fazer Oficina de Oração e Vida. Em teresina eu era muito ligado a atividades da igreja, mas aqui em slz por não conhecer quase ninguém ando meio distante, e sempre tive vontade de fazer Oficina mas nunca tinha tido a oportunidade na hora certa.