Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

domingo, 30 de novembro de 2008

Gráfico Geopolítico

Gráfico Geopolítico da fragmentação da URSS e o Fim da Guerra-Fria.

CLIQUE NO GRÁFICO PARA AMPLIA-LO.




quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Um Milagre Recente no Egito

Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia
e então a enterrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de
8 anos de idade.

As crianças foram enterradas vivas! Ele então disse à polícia que um
tio havia matado as crianças. Quinze dias mais tarde, outra pessoa da
família morreu. Quando foram enterra-la, encontraram as duas crianças
sob a areia - E VIVAS!

O país ficou em choque e o homem será executado. Perguntaram à menina
de 8 anos como ela havia conseguido sobreviver por tanto tempo e ela
disse: 'Um homem que usava roupas brilhantes e com feridas que
sangravam em suas mãos, vinha todos os dias para nos alimentar. Ele
sempre acordava minha mãe para dar de mamar à minha irmã'.

Ela foi entrevistada no Egito numa Tv nacional por uma mulher
jornalista que tinha o rosto coberto.

Ela disse na Tv pública, 'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, porque
ninguém mais faz coisas como essas!'

Os muçulmanos acreditam que Isa (Jesus) aparecerá para fazer coisas
desse tipo, mas as feridas em Suas mãos dão provas de que Ele
realmente foi crucificado e que Ele está vivo!

Mas também ficou claro que a criança não seria capaz de inventar essa
história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um
milagre verdadeiro.

Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar com essa
situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda!


Como o Egito está bem no centro da mídia e da educação do Oriente
Médio, você pode ter a certeza de que essa história vai se espalhar
rapidamente.

Jesus Cristo ainda está deixando o mundo de pernas pro ar! Por favor
espalhe esta história por todos os lugares. 'O Senhor diz, 'Abençoarei
a pessoa que colocar Sua confiança em Mim'' (Jeremias 17).

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Se você pensa em dormir....


O gari da LIMP FORT dormi tranquilo antes de chegar ao serviço.
Era aproximadamente 13h10min, eu estava em direção de casa quando avistei e não resistir. Tirei esta foto pelo celular.

Uma pequena soneca depois do almoço, NÃO TEM PREÇO NEM LUGAR.

Não Toma Jeito Mesmo

A Igreja Universal parece o Jackson Lago, não toma jeito mesmo. Estava lendo o famosidades (msn) e vi a reportagem a seguir:

"Após decisão da juíza Flávia de Almeida Viveiros, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a Editora Gráfica Universal, que produz o “Jornal Folha Universal”, está proibida de veicular a imagem da apresentadora Xuxa Meneghel. O veículo publicou uma reportagem a respeito de um possível pacto entre a apresentadora e o diabo. O jornal afirmou, na edição 855, de 24 a 30 de agosto, que Xuxa teria vendido a alma ao demônio por US$ 100 milhões. As informações são do "Consultor Jurídico".

A apresentadora da Globo argumentou na ação, que não autorizou a publicação das fotos divulgadas em 3 milhões de exemplares. E também alegou que, nas fotos, havia os dizeres "meu rei EXUX". Caso a editora não respeite a decisão judicial, terá de pagar multa diária de R$ 500.

A juíza entendeu que "a imagem da autora foi usada e associada à figura do demônio. Tal vinculação é ofensiva, apelativa e desonrosa a qualquer pessoa".

O processo ainda continua, pois cabe recurso.

Xuxa pode ganhar até R$ 3 milhões da Igreja caso vença o processo."

Se Xuxa fez pacto ou não com o encardido isto é problema dela. Se não fez, demos glória ao Pai. O que não pode ocorrer é a Igreja Universal ficar divulgando fotos e inverdades apenas para abarcar mais fiéis em suas igrejas. Isto não é buscar Deus. creio eu, sem julgar a IURD, mas o que está fazendo é buscando o anti-Deus.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Recadinho do Mestre Sergio

Alou Pessoal. Semana que vem, estarei viajando para Juazeiro do Norte, representar oTambor de Crioula de Mestre Felipe no IV Encontro Mestres do Mundo e no IIISeminário Nacional de Culturas Populares. É isso aí, o MESTRE VIVE. Vai a programação do III Seminário e o site do IV Encontro. Dêemuma olhada. Dia 20 de dezembro, um sábado, faremos uma Festa de Tambor de Crioula, comoencerramento do ano. Como alguns já sabem, todo ano a Associação Folclórica eCultural Tambor de Crioula União de São Benedito, organiza três Festas deTambor de Crioula, sem participação do poder público, ou seja, somente com acontribuição dos "mais chegados", "admiradores" e "simpatizantes" dabrincadeira. A bebida e a comida são fartas, além de Tambor à vontade. Neste ano, com o falecimento do nosso querido Mestre, organizamos apenasum, no seu aniversário. O segundo que era para ser em julho, época em que DonaMudica, esposa de Mestre Felipe também faz aniversário, não foi possível,devido ao processo de internação e morte de Seo Felipe. Aos poucos estamos assimilando a falta que Felipe de Sibá nos faz, poisacostumar, não se acostuma. Mas o Tambor continua, cada vez mais firme e nosentido dos fundamentos do Mestre, já que o mesmo, com sua indiscutívelliderança, plantou bem plantado seu sotaque e este último cresce a cada dia. Em breve estamos veiculando a apresentação em Power Point, como semprefazemos, com alegres imagens do Mestre, convidando à todos para nosso Sarau deTambor. Na ocasião, como é do fundamento, teremos ladainha, Tambor dentro decasa, Tambor fora de casa, cerveja, caldo de feijão, refrigerante, cachaça paraquem é chegado, café, chocolate e bolo de tapioca no final para ninguém sairtropeçando nas pernas. Como sempre o Mestre fazia: "mulheres, não esqueçam de levar as saias",pois pedir emprestado não é coisa legal. Quando der vontade de dançar, é sócolocar e ...punga...nas mulheres, nos homens, no tambor e na vida. Abraços em todos e todas e...sim, vão avisando a todos que conheçem.Estamos esperando vocês lá na casa do Mestre, na Vila Conceição, Bairro Coroadinho.



Prezado Senhor,
Sergio Luis Aguiar da Costa
O Tambor de Crioula Pelas Mãos do Mestre Felipe – Maranhão



Cumprimentando-o cordialmente, a MIDIAMIX – Mídia Mix Comunicação Viva está organizando o IV Encontro Mestres do Mundo, uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura - SECULT em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, que acontece de 02 a 06 de dezembro do corrente ano nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato na região do Cariri, Ceará.

Em sua quarta edição, contamos com a representação de 27 Estados brasileiros de todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Esse Encontro tem como principal objetivo celebrar e reconhecer os conhecimentos dos Mestres da Cultura do Mundo e debater sobre políticas públicas para a cultura popular.

Desta forma, contamos com sua valiosa contribuição no III Seminário Nacional de Culturas Populares que ocorrerá no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte, como convidado (a) para apresentar um breve relato da experiência referente ao seu saber artístico-cultural. A cada dia contaremos com sete convidados para apresentar sua experiência, com 15 (quinze) minutos para cada relato pessoal, os quais serão conduzidos por um mediador. Sua participação está prevista para o dia 04 de dezembro (quinta) no período da tarde, conforme programação anexo. Na oportunidade, solicitamos ainda o envio de um breve currículo (06 linhas) e foto (300 dpi) para divulgação junto a imprensa.

Desde já agradecemos sua participação e ficamos na expectativa de vossa presença,

Fortaleza, 17 de novembro de 2008.
Valéria Cordeiro
Diretora de Produção - Mídia Mix Comunicação Viva
(85) 3262 5011/ 0841/ 9987 8979


III Seminário Nacional de Culturas Populares

Dia 03/Dez (quarta)



14h30 ás 17h Apresentação dos Relatos de Experiência dos Mestres:
- Coco de Roda Alto do Cruzeiro: Lucilene da Conceição da Silva - União dos Palmares (AL);
- Cooperativa de Artista Populares Filho da Terra do Padre Cícero: Maria Auxiliadora Evangelista - Juazeiro do Norte (CE);
- Iniciativa Educacional de Manutenção das Identidades Culturais Guimarães: Marcelino Azevedo (MA);
- Grupo Folclórico Marujada de N. Sra.do Rosário de Serro: Joaquim da Silva (MG);
- Tribo Indígena Flecha Negra: Luiz Pereira da Silva - Santa Rita (PB);
- Museu Vivo do Fandango: Daniella da Cunha Gramani - Pinhais (PR);
- Manifestações Culturais de Olímpia: O anônimo se faz público 2007: Antonio José Scarpinetti - Olímpia (SP).
Dia 04/Dez (quinta)



14h30 ás 17h Apresentação dos Relatos de Experiência dos Mestres:
- Guerreiro Asa Branca de Arapiraca: Elias Fortunato de Souza (AL)
- Lei dos Tesouros Vivos da Cultura: Francisco Auto Filho (CE)
- O Tambor de Crioula Pelas Mãos do Mestre Felipe: Sergio Luis Aguiar da Costa - São Luís (MA);
- Folclore Capixaba em Imagens: Eliomar Carlos Mazzoco - Vitória (ES);
- Lutheria Rio Acima - Viola Caipira e Rabeca: Leonardo Palma Avelar - Montes Claros (MG);
- Clube de Orquestra Ciganos de Esplanada:Marcos Antonio dos Santos - João Pessoa (PB);
- Folia de Reis do São Brás: Marco Aurélio Correia de Ramos - Curitiba (PR).
Dia 05/Dez (sexta)



14h30 ás 17h Apresentação dos Relatos de Experiência dos Mestres:
- Dança Regional Brotinhos de ATZ:Francisco Touceira da Costa - Autazes (AM)
- Sons de Canudos: Marcelo Amado Rabelo – Canudos (BA);
- O Drama em Cena: Ana Maria Conceição/Maria do Amparo Moreira dos Santos – Tianguá (CE);
- Remédios de Encantados e Voduns: Raimundo Muniz Carvalho - Santa Rita (MA);
- Teatro Popular Solano Trindade: Raquel Trindade de Souza/Vitor Israel Trindade de Souza – Embu (SP);
- 1º Oficina de Multiplicadores da Cultura Afro Brasileira Mukando Kandondo nas Comunidades Quilombolas Rurais e Urbanas do MS;
Sandro Marcos Anunciação - Campo Grande (MS);
- Boi Bumbá Boi de Todo Ano: João Fabiano Balera / Sandra Maria Balera Correia – Belém (PA).
Dia 06/Dez (sábado)



14h30 ás 17h Apresentação dos Relatos de Experiência dos Mestres:
- Cavalo Marinho do Bombo: José Evangelista de Carvalho - Glória do Goitá (PE);
- Oficina do Brinquedo Magico (Itinerante) e Espetáculos de Teatro de Bonecos Popular (Mamulengo ou Casimiro Coco): Afonso Miguel Aguiar (PI);
- Grupo do Rei de Congo de Major Sales: Francisco de Assis Silva - Major Sales (RN);
- Grupo Cultural Cru de Teatro e Boi de Mamão: Fernando Pacheco – Jaguaruna (SC);
- Manutenção do Grupo Folclórico – Chegança Almirante Tamandaré: Jose Ronaldo de Menezes - Laranjeiras (SE);
- O Galo de Palmas – Desfile de Bonecos Gigantes da Aldeia Tabokagrande: Wertemberg Pereira Nunes - Palmas (TO);
- Jongo de Piquete Um novo Olhar: Gilberto Augusto da Silva - Piquete (SP).

Programação sujeita a alterações. Acesso gratuito
Confirmação, Informação e Inscrição:
Cristina do Vale
Produtora do Seminário
Contatos: (85) 3262-4312 / 3262-5011
E-mail:seminario@mestresdomundo2008.art.br

domingo, 23 de novembro de 2008

MRP - Professores

Blog do MRP.
Contra a atual gestão do SIMPROESSEMA.
Apoio total dos professores ao MRP


http://mrp-maranhao.blogspot.com/

CUIDADO, SRS. DIRETORES

Cadê a promessa do Sr. Governador sobre o aumento dos diretores?
Ouvir dizer que será apenas para algumas escolas.

Sr. Governador: qual o critério de seleção?
Por que não falas a verdade.
És um homem de meias palavras.

Cada dia que passa esse rapaz nos decepciona mais.

Segundo a "FOLHA", diminui o preconceito no Brasil

Li na folha e creio que é uma notícia boa. Mas precisamos mudar muito ainda.

Nova pesquisa Datafolha mostra que o racismo perdeu força no Brasil. Um novo levantamento reedita perguntas sobre o tema feitas há 13 anos e constata que uma fatia menor de pessoas declara seu preconceito contra negros (3% hoje contra 11% em 1995). No entanto, ainda há uma forte percepção de que o Brasil é um país racista (91%, praticamente a mesma porcentagem de 13 anos atrás). A reportagem completa está disponível apenas para assinantes da Folha de S.Paulo e do UOL.

A proporção dos entrevistados que se autodeclaram brancos caiu de 50% para 37%, enquanto a dos que se dizem pardos aumentou de 29% para 36%.

Indicadores de salário e escolaridade entre a população negra também tiveram melhora, contudo a média de anos de estudo de pretos e pardos é ainda menor que a de brancos em 1995.

Na questão de oportunidade de trabalho, cresceu a porcentagem dos pretos e pardos que dizem sofrer discriminação no trabalho/obtenção de emprego (de 45% em 1995 para 55% hoje). Também aumentou o número de entrevistados que se dizem discriminados no estudo/cultura (de 14% para 20%).

terça-feira, 18 de novembro de 2008

MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS DE SÃO LUIS

Meu amigo Sérgio, mandou isto. Achei muito interessante.

O Sérgio é professor de ED. Física e Capoeira. Amante dos esportes e das tradições culturais do Estado do Maranhão.


BARALHO
Cordão de várias pessoas que animava as ruas de São Luís nas épocas dos antigos carnavais. Formado em sua origem por grupos de negros que percorriam as ruas da cidade cantando músicas com letras picantes de duplo sentido, tocando castanholas, sanfona, pandeiros, reco-reco, clarinete e violão.
Estavam presentes também os tambores, que davam o ritmo, tocados por “crioulos nus da cintura pra cima”. Valia tudo quanto era fantasia: marinheiro de chegança, de caninha verde, terecô, bumba-meu-boi, roupas do Divino, fofão, Dominó e Cruz-diabo.

BLOCO AFRO
Bloco carnavalesco que utiliza em sua indumentária, ritmo e letra aspectos das culturas africanas. Sendo geralmente um grupo de pessoas com traços étnicos africanos que saem no carnaval revivendo as tradições africanas. Utilizando um
conjunto percussivo e vestimentas cuja temática das estampas estabelecem ligação com a África.

BLOCO ALTERNATIVO
Oriundos das antigas charangas e blocos de sujos, os Blocos Alternativos surgiram no início da década de 1990, incorporando estilos diversificados, tanto na sua parte musical, quanto na parte visual. Alguns são animados por bandas de música tradicionais, com instrumentos de sopros e percussão que tocam marchinhas carnavalescas e cujo som é amplificado por carros de sons (trios elétricos de pequeno e médio porte) e usam fantasias, confeccionadas artesanalmente, e/ou camisas coloridas pintadas com motivos carnavalescos, também conhecidas pelo nome baiano de abadás.

BLOCO TRADICIONAL
Considerados os grupos de grande popularidade entre os carnavalescos em nosso meio, antes denominados blocos de ritmo, desenvolvem o ritmo genuinamente maranhense utilizando os famosos contratempos, ritintas, cabaças, agogôs e reco-reco. Costumam desenvolver em seus temas apologias ao arlequim, fidalgos, pierrot, arautos e outras denominações, utilizando riquíssimas e luxuosas fantasias, executando em seus repertórios suas próprias canções e também composições em geral do repertório popular. O ideal é que se apresentem nos circuitos do carnaval com no mínimo 30 componentes na bateria, 15 a 20 balizas, cavaquinho, violão e cantor.

BLOCO ORGANIZADO
Outrora denominados “charangas”, os blocos organizados alcançaram o seu apogeu nos anos oitenta, nos disputadíssimos desfiles da segunda-feira de carnaval na Praça Deodoro. São blocos formados por grupos de 40 a 60 brincantes fantasiados com roupas de tecido estampado na mesma padronagem, animados por uma bateria levando para o local de apresentação um enredo. Apresentam-se no circuito carnavalesco com o mínimo de 30 ritmistas, cantor e cavaquinho.

CASINHA DA ROÇA
Retratando um típico casebre do nosso “caboclo”, a casinha da roça é uma outra brincadeira marcadamente maranhense. Trata-se de um carro alegórico montado na carroceria de um caminhão todo recoberto de palha com utensílios e características próprias de um casebre rural. Das janelas aparecem mulheres lavando louça e assando carne. No interior do casebre estilizado, um tambor de crioula toca e dança a medida que o carro se desloca pelas ruas. O carro alegórico transporta ainda a quebradeira de coco, uma mulher peneirando o arroz e outros “tipos” maranhenses. Ao redor do caminhão, os “índios” dançam e os “caçadores” exibem animais vivos.

CAPOEIRA
É uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

CORDÕES DE URSO
É um auto popular apresentado no período carnavalesco, onde dois cordões de homens e mulheres, jovens e crianças se mostram fantasiados de caboclos, índios, soldados, curandeiros, médicos veterinários, baianas e ciganas. A apresentação tem, ao centro, três personagens mascarados que rebolam todo o tempo: um macaco, um cachorro e um urso. Ao som de marchinhas carnavalescas executadas por um grupo de tocadores de banjo, violino, pandeiro, tarol, agogô e triângulo, a brincadeira contagia os espectadores. O auto conta a estória de um caçador que vai caçar nas montanhas e, chegando a uma aldeia de índios, encontra os três animais. Após negociar com os índios a compra dos bichos, deixa os donos dos animais em prantos. Os animais ficam doentes, o que demanda a presença do veterinário, que não resolvendo o problema, tem de ceder lugar aos curandeiros, estes impedidos de atuar pelos policiais. Diante da situação criada, o chefe índio tenta reaver os animais criando um conflito com o caçador, o que resulta numa batalha entre o povo índio e o povo do caçador, cabendo a vitória ao grupo do caçador. No final da estória, os animais ficam curados e tudo acaba com muita dança. O Folião se fantasia de urso, vestido com um macacão de estopa (tecido grosseiro de cânhamo) esfiapado, de onde sai um rabo comprido. O urso
desfila preso a uma corrente puxada por um domador fantasiado de macaco. O domador, com um chicote na mão, força o urso a mostrar suas habilidades. O urso pára e dança na porta das casas, enquanto o macaco recolhe as gorjetas numa lata de goiabada vazia.

CORSO
Espécie de carro alegórico que desfilava depois das quatro horas da tarde pelas ruas da cidade, os corsos eram carros particulares das famílias tradicionais que desfilavam em automóveis V-8 e Studbaker e Baratinhas Ford, enfeitados de fitas e flores, de capota arriada, levando moças e rapazes jogando confetes, serpentinas e lança-perfumes nas pessoas. Os corsos em caminhões eram os populares. Nas barras de proteção da carroceria do caminhão eram colocadas tábuas para ficarem mais altas. O
traje era uma blusa com uma saia ramalhuda que cobria toda a barra da carroceria do caminhão, geralmente com um tema que determinava a fantasia. A orquestra era formada por três ou quatro músicos, sempre um ou dois instrumentos de sopro, indispensáveis para chamar a atenção. As moças vinham cantando e batendo pandeirinhos de brinquedo.
Na década de 50, os corsos exibiam grandes animais de madeira e papelão: águias, elefantes, jacarés, cavalos alados, pavão, ursos, figuras do mundo antigo, palácios e fontes com uma criatividade igual à dos carnavalescos da década de 70.

ESCOLA DE SAMBA
São agremiações de cunho popular, que se caracterizam pelo canto e dança do samba.
Grupos de foliões que, divididos em alas, se apresentam na passarela e circuitos dos bairros, fazendo evoluções com base num tema escolhido previamente. Em São Luís, esses grupos eram conhecidos, originariamente, como turmas. Nas apresentações dos circuitos do carnaval, normalmente apresentam-se com o mínimo de 50 ritmistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, baianas e alguns componentes de frente, além do seu intérprete oficial, cavaquinho e violão.

ESPETÁCULO TEATRAL DE RUA
São apresentações musicais teatrais ao ar livre que, no período do Carnaval de São Luís, se propõem a resgatar os antigos autos carnavalescos, como a chegança, uma manifestação de origem portuguesa. Num verdadeiro passeio por elementos tradicionais da nossa folia, são rememorados personagens e brincadeiras como colombina, corso, pierrot, baralho, dominó, arlequim, cruzdiabo e fofão. Com o elenco formado por músicos, cantores e atores o espetáculo tem um roteiro musical que mistura canções de cantores maranhenses e de outras regiões, diretamente relacionadas com o carnaval.

TURMA DE SAMBA TRADICIONAL
Conhecidos como a velha guarda das chamadas turmas de samba, são grupos de batucada do samba tradicional do carnaval maranhense, caracterizado pelo ritmo cadenciado da batucada com os instrumentos: surdo, tarol de mão, pandeiro, ganzá, retinta, cavaquinho, cabaça e cuíca que reproduzem os sons dos antigos carnavais. O figurino, assim como a batucada, chama a atenção pelo estilo clássico: os homens usam cartola e terno. As mulheres, as chamadas “pastoras”, não ficam de fora e completam a alegria.

TAMBOR DE CRIOULA
É uma dança praticada por descendentes de negros do Maranhão, em louvor a São Benedito. Marcada por muita descontração dos brincantes, a animação é feita com o canto puxado pelos homens, com acompanhamento das mulheres, chamadas de coreiras.
As dançantes se apresentam individualmente no interior de uma roda formada por um grupo de vários brincantes, incluindo dirigentes, dançantes, cantadores e tocadores. A brincante que está no centro é responsável pela demonstração coreográfica principal, mostrando sua forma individual de dançar. No centro da roda os movimentos são mais livres, mais intensos e bem acentuados. No Tambor de Crioula encontramos uma particularidade que se constitui o ponto mais alto da dança, a punga, entre as mulheres, se caracteriza como o convite para entrar na roda. Quando a brincante está no centro e quer sair, avança em direção à outra companheira, aplicando-lhe a punga, que consiste no toque com a barriga. A que estiver na roda vai para o centro para continuar a brincadeira.

TRIBO DE ÍNDIO
Brincadeira que surgiu, provavelmente, nos anos 40, imitando um ritual de cura conduzido por um pajé. A brincadeira é composta por meninos e adolescentes vestidos com trajes de índios norte-americanos, com pinturas pelo corpo, vestidos de saiote, tendo cocares sobre a cabeça e arco e flecha como adereços, nas mãos. A brincadeira utiliza muitos surdos (tambores enormes) ou tantãs e retintas. Os brincantes dançam ao som de uma batucada marcada por retintas e tambores de marcação. O ritmo desenvolve-se acelerado numa coreografia circular em volta do totem e das tendas utilizadas como cenário.

Vamos nos informar....

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!
Pediram para ser repassado e eu achei muito bom.

Aí vai serviço.......

O Serviço 102 (Informações): Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05. Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900. Para informações da lista telefônica, use o nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.

Correios: Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência, observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, numenvelope leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer lugar/Estado, e bem abaixo do local onde coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por ela. Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado acima custará em torno de R$0,27 (a grama). Agora imaginem no Brasil inteiro, quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma carta pessoal diariamente?

Telefone Fixo para Celular:
A MELHOR DE TODAS!!!Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, decelular para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem,lhe será cobrada apenas a tarifa local normal. Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o último dígito do número.
Exemplos:9XXX - 2522 + 2 / 9X7X - 1345 + 5
Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone celular chamado.

Serviços bancários pela Internet: Para quem acessa o Home Banking de casa. Vale a pena ler e se prevenir. Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar asenha.
3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone;uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

Um grande abraço!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

COMO ESTUDAR

DICAS DE BESTREADER
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.

Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera.

Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. "Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).

Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.

Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.

Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.

Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:

» Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.

» Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.

» Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.

» Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.

Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.


Como tomar notas
A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos é fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser:

a. suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo;

b. suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição.

Anotar é uma técnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que só ele entenda. Mas há pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas.

É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.


Como educar a memória
Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso.

Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações:

a. ler mentalmente e compreender o assunto;

b. reler em voz alta;

c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.;

d. notar semelhanças, diferenças, relações;

e. repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);

f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;

g. nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.


Como estudar em grupo
Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado. E há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem, mesmo que não se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se idéias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis.

Dois princípios a serem pensados:

a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;

b. as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos.

Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos.

Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:

» Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem fundidas na reunião;

» Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;

» Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois.

É a voz corrente entre professores que a melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo. E toda vez que um colega vier pedir auxílio.


Como fazer uma redação
Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o quê? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito.

Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.

Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

sábado, 15 de novembro de 2008

Passei alguns dias sem postar. Mas estamos de volta. Sem perder o pique da coisa. Tô atualizando tudo. Teremos novidades.

Hoje, 15 de novembro:
*** Proclamação da República

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Enfim, acabou a guerra civil...

Sou otimista, creio que acabou a Guerra Civil norte-americana, como declarou um famoso apresentador de tv. A guerra civil ou guerra de secessão, ufa! enfim acabou na madrugada desta terça-feira. DEU OBAMA!

A Guerra Civil Americana consistiu na luta entre 11 Estados do Sul latifundiário,aristocrata e defensores da escravidão contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso bem menor do que no Sul. Estas diferenças estão entre as principais causas da guerra e têm origem ainda no período colonial, enquanto o desenvolvimento do Norte estava ligada a necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras protecionistas; o crescimento Sulista era baseado justamente no oposto, ou seja: o liberalismo econômico que abria todo o Mundo às agro-exportações e a mão de obra escrava (de origem africana).

Agora o poder dos negros americanos chegou depois de quase 165 anos.

VIVA O NOVO, mesmo que ele se chame "PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS".

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Organismos Internacionais

→Fundo Monetário Internacional (FMI): é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de cambio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington (USA). foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 185 países membros.
→Banco Mundial: é uma agência do sistema da ONU, fundada em 01/06/1944, por uma conferência de representantes de 44 governos em Bretton Woods, e que tinha como missão inicial financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, sua missão principal é a luta contra a pobreza através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países membros. É composto por 184 países membros. Sede: Washington (USA)
→Organização Mundial do Comércio: é uma organização internacional que supervisiona um grande número de acordos sobre as "regras do comércio" entre os seus estados-membros. Foi criada em 1995 sob a forma de um secretariado para administrar o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), um tratado comercial que criou muito da fundação para a OMC.

O COMÉRCIO MUNDIAL

→ CONCEITO: é troca de bens e serviços, visando lucro. Além de estimular a produção e consumo, o comercio promove a expansão de outras atividades como os transportes, as comunicações, o turismo, o intercâmbio cultural entre pessoas e comunidades.

→ ORIGEM: Inicialmente, o homem produzia tudo de que necessitasse em sua terra, o que excedia ele trocava com aqueles que produziam o que ele não tinha, entendido como o início do comércio.
Escambo (ou troca direta) consiste na troca de bens por outros bens consoante a necessidade dos proprietários dos bens, especialmente quando não existia a moeda.

→ MOEDA: meio de intermediar as trocas de produtos. O valor da moeda é muito importante. Se tiver baixo poder aquisitivo (moeda fraca), inibi as atividades comerciais. Se for uma moeda forte (alto poder aquisitivo), expande as atividades comerciais.
> Paridade Cambial: é a relação de uma moeda com outra (estrangeira).
> Paridade de Poder de Compra ou Aquisição: corresponde a quantidade de bens e serviços possíveis a serem adquiridos por ela.

EVOLUÇÃO DO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL

O sistema monetário internacional sofreu grandes transformações no século XX. Podemos dividi-lo em três fase:

1ª Fase: Da metade do Século XIX até a I Guerra Mundial o sistema monetário internacional esteve baseado no padrão ouro. O sistema do padrão ouro funcionou entre 1850 e 1914. Durante todo esse período o valor da moeda de cada país era determinado em termos de ouro. O padrão ouro foi bastante abalado pela I Guerra Mundial (1914-18). Antes da guerra o centro financeiro e, portanto, do padrão ouro estava em Londres. Após a I Guerra o domínio do império britânico foi colocado em cheque. Devido a uma série de movimentos especulativos de capital, a Inglaterra abandonou o padrão ouro e criou a área da Libra Esterlina. Em 1931 os Estados Unidos abandonaram o padrão ouro e o componente ouro do dólar foi reduzido em 50%.
2ª Fase: Foi convocada uma conferência internacional que teve lugar nos Estados Unidos em Bretton Woods, New Hampshire, de 1 a 22 de julho de 1944, para estabelecer um acordo internacional para o pós-guerra. Foi estabelecido o padrão ouro-dólar, ou seja o dólar norte-americano passou a ser a principal moeda internacional e cada país era obrigado a declarar o valor de sua moeda em dólar e em ouro para o FMI.

3ª Fase: Desde os anos 30 os Estados vinham acumulando ouro em reservas internacionais. No início da década de 50 temos uma importante mudança. Os superávits do balanço de pagamentos norte-americano começaram a diminuir e, ao mesmo tempo, os Estados Unidos aumentaram os seus gastos militares no exterior e as empresas norte-americanas aumentaram seus investimentos no exterior. Deste modo, os superávits do balanço de pagamentos foram transformados em déficits.
Durante os anos 60 o déficit americano continuou. Era o fim dos sistema de Bretton Woods. Depois do colapso do sistema de Bretton Woods todas as tentativas de reformulação do sistema financeiro internacional não deram resultado porque surgiram prioridades mais importantes: a partir de 1975 os países industrializados passaram a fazer frente ao aumento dos preços do petróleo; enfrentaram uma recessão dramática a partir de 1980, juntamente com a crise da dívida de alguns países subdesenvolvidos; e nos anos 90, o problema se tornou a transformação dos ex-países socialistas em economias de mercado.
Hoje, em vez de regras de Bretton Woods o sistema monetário internacional é gerido pelos bancos centrais dos países mais industrializados.

COMÉRCIO NO BRASIL

O comércio externo ou internacional resulta, basicamente, da impossibilidade de cada país produzir todos os bens e serviços de que necessita. Essa impossibilidade decorre de diferentes fatores, entre os quais se destacam a desigual distribuição geográfica dos recursos naturais (minerais, vegetais), as diferenças de clima, de solo, de desenvolvimento tecnológico e a especialização das economias nacionais.

AS DEZ MAIORES POTENCIAS DO MUNDO EM 1996 (EM BILHOES DE DOLARES ANUAIS)
PAÍS EXPORTAÇOES IMPORTAÇOES SALDO
ESTADOS UNIDOS 575,4 814,8 -240,0
ALEMANHA 511,7 443,0 68,7
JAPÃO 410,4 347,4 63,0
FRANÇA 283,3 274,0 9,3
REINO UNIDO 259,0 283,6 -24,6
ITÁLIA 250,7 202,9 47,8
CANADÁ 199,0 170,2 28,8
HOLANDA 177,2 160,7 6,5
BÉLGICA 168,0 157,8 10,2
CHINA 151,0 138,8 12,2
BRASIL (27º) 47,1 53,7 -6,7

Comércio Externo e Desenvolvimento econômico do Brasil

O desenvolvimento econômico sempre esteve intimamente associado ao comércio externo. Até o inicio do século XX, a economia brasileira dependia quase totalmente do comércio externo. As exportações de alguns poucos produtos primários (açúcar, café) eram as principais fontes de renda, de emprego e também de recursos necessários à importação da maior parte dos bens consumidos no país.
Essa extrema dependência em relação ao comércio externo só começou a se modificar na década de 1930.
A balança comercial, que se mantivera favorável até o fim da Segunda Guerra, tornou-se desfavorável a partir da década de 1950.

BRASIL: DÍVÍDA EXTERNA E EXPORTAÇÕES (EM BILHÕES DE DÓLARES)
ANO DÍVIDA EXPORTAÇOES
1954 1,5 1,562
1960 2,5 1,269
1964 3,8 1,430
1970 5,3 2,739
1975 21,1 8,670
1980 53,8 20,132
1985 95,8 25,639
1990 121,0 31,414
1995 159,2 46,506
1998 243,1 51,140

A balança comercial permaneceu equilibrada até a década de 1970. Desde então e até o inicio da década de 1980, embora as exportações tenham aumentado, ela apresentou déficits muito elevados.
De 1983 a 1994 as importações mantiveram-se sempre inferiores às exportações.
A partir de 1995, a balança comercial tornou-se deficitária. Devido à desvalorização da moeda brasileira, as transações com o Mercosul caíram.

BRASIL: PRODUTOS E DESTINOS DAS EXPORTAÇOES (2000)
PRODUTOS DESTINOS
MINERIOS DE FERRO ECONCENTRADOS JAPÃO, ALEMANHA, ITÁLIA, CHINA
AVIÕES EUA, ILHAS CAYMAN, FRANÇA, REINO UNIDO
SOJA HOLANDA, CHINA, ESPANHA,ALEMANHA
PASTAS QUIMICAS DE MADEIRA EUA, BELGICA, LUXEMBURGO, JAPÃO, ITÁLIA
AUTOMOVEIS DE PASSAGEIROS ARGENTINA, MEXICO, ITÁLIA,EUA







BRASIL: PARCEIROS E PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPORTAÇOES (2000)
PARCEIRO %DO TOTAL PRINCIPAIS PRODUTOS
EUA 27,7 AVIÕES, CALÇADOS, SEMIMANUFATURADOS DE FERRO OU AÇO,APARELHOS TRANSMISSORES
ARGENTINA 11,1 AUTOMÓVEIS, APARELHOS TRANSMISSORES OU RECEPTORES, AUTOPEÇAS, VEÍCULOS DE CARGA
HOLANDA 5,2 SOJA, SUCO DE LARANJA, ALUMÍNIO BRUTO
ALEMANHA 4,7 MINÉRIO DE FERRO CAFÉ, SOJA, MOTORES
JAPÃO 4,6 MINÉRIO DE FERRO, CAFÉ, ALUMINIO BRUTO, PASTAS QUÍMICAS DE MADEIRA

Importações brasileiras: produtos e áreas fornecedoras

Os principais produtos importados em 1999 foram bens de capital (material de transporte; veículos, automóveis, tratores), matéria- primas (cereais e produtos de industria de moagem; trigo; adubos e fertilizantes; produtos químicos; ferro fundido e aço; metais não – ferroso; carvão), máquinas e material elétrico e bens de consumo (alimentos, vestuários).

BRASIL: PRINCIPAIS PARCEIROS E PRODUTOS DE IMPORTAÇAO (2000)
PARCEIRO %DO TOTAL PRINCIPAIS PRODUTOS
EUA 23,3 CIRCUITOS INTEGRADOS, PRODUTOS ELTRONICOS, REATORES, HARDWARE
ARGENTINA 12,6 PETROLEO, TRIGO, AUTOMOVEIS, VEICULOS DE CARGA
ALEMANHA 8,3 AUTOPEÇAS, MOTORES, GERADORES, TRANSFORMADORES, MEDICAMENTOS
JAPÃO 5,6 APARELHOS TRANSMISSORES, CIRCUITOS INTEGRADOS, PRODUTOS ELETROELETRONICOS, AUTOPEÇAS
ITÁLIA 3,1 AUTOPEÇAS, MOTORES, APARELHOS DE TELECOMUNICAÇOES, MEDICAMENTOS



Comércio interno: o mercado de trabalho

A crise econômica das ultimas décadas atingiu o mercado interno e provocou a expansão do comercio informal. Este comércio é constituído pela população subempregada (camelôs, vendedores ambulantes), trabalhadores que não participam do sistema tributário (não pagam impostos), sem carteira de trabalho assinada nem acesso aos direitos trabalhistas.
O IBGE considera três categorias para classificar o setor comercial:
• Comércio de veículos e motocicletas e varejistas de combustíveis;
• Comércio atacadista - que vende em grandes quantidades; e
• Comércio varejista - que negocia em pequenas quantidades.

domingo, 2 de novembro de 2008

VALEU MASSA

Não foi desta vez, mas valeu a luta.

Se a Ferrari não tivesse errado tanto...

Mas em 2009, somos nós.

VALEU FELIPE MASSA!!!!!!!!!!!!!!

KIT FALTA DE VERGONHA

recebi este e-mail. Achei bem bolado ....

Vai transar? O governo dá camisinha.
Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte.
Engravidou? O governo dá o aborto.
Teve filho? O governo dá o Bolsa Família..
Tá desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego.
Pegou Aids? O governo te dá tratamento e apoio.
Está preso? O governo te dá boa comida, Auxilio RECLUSÃO, repara os danos que você faz no presídio, te oferece direitos humanos.
Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota.
Não tem terra? O governo dá a Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

MAS EXPERIMENTA TRABALHAR, ESTUDAR E ANDAR NA LINHA PRÁ VER O QUANTO DE IMPOSTO VOCÊ PAGA !