Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

NOTÍCIA, Equatorial Energia, CEMAR, IMPACTO AMBIENTAL

Um jornal local, em seu site, gaba-se com a seguinte notícia: "Cemar anuncia construção de Usina no Maranhão". Essa matéria é assinada por Clodoaldo Corrêa. Aborda-se a construção de uma usina termelétrica, movida a óleo, no município de Miranda do Norte.

Achei estranho, mas não me admiro. Não com a notícia, mas sim com seu título. Não é a CEMAR em si, mas sua controladora que irá construir a usina. Como todos sabem a Cemar foi privatizada em decorrência da inclusão da CEMAR no Programa Nacional de Desestatização do Governo Brasileiro (“PND”)em 15 de junho de 2000, tendo sido adquirida pela PPL Global LLC, por meio de sua controlada indireta Equatorial. Vários eventos decorrem na história, desde a privatização em 2000 até hoje, incluindo a compra da LIGHT. Veja no site da Equatorial Energia.

Mas o que mais me impressiona são os dados da companhia, ao adquirir a LIGHT.
Agora a Equatorial Energia é uma holding com presença nos estados do Maranhão e do Rio de Janeiro. No Maranhão, a Equatorial Energia controla a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), única concessionária de distribuição de energia elétrica no estado, que possui área de atuação de 333 mil km2 - cerca de 3,9% do território brasileiro, sendo a 2ª maior distribuidora do Nordeste do Brasil em termos de área de concessão. A CEMAR possui 1,4 milhão de clientes, atendendo a cerca de 6,2 milhões de habitantes – ou 3,3% da população do Brasil.

No Rio de Janeiro: A partir de 12 de fevereiro de 2008, a Equatorial Energia passou a atuar no Rio de Janeiro, por meio da Light, nas áreas de comercialização (através da LightEsco), distribuição (através da Light SESA) e geração (através da Light Energia) de energia daquele estado.

A Light SESA distribui energia para 31 municípios do Rio de Janeiro, com uma população de 10 milhões de habitantes, abrangendo uma área de 10.970 km², que corresponde a 25% do território estadual. Com a 4ª maior base de clientes do Brasil (aproximadamente 3,8 milhões), as vendas de energia da Companhia representam aproximadamente 72% de toda a energia consumida no estado do Rio de Janeiro e fazem da empresa a 3ª maior distribuidora do país em termos de energia vendida.

Ficamos (nós maranhenses) a segundo plano, pois os números dos 31 municípios do Rio de Janeiro são superiores aos 217 municípios maranhenses.

Infográfico publicado pela EquatorialEnergia


Tabela da Equatorial Energia


AS USINAS TERMELÉTRICAS
As usinas terméletricas são grandes instalações capazes de gerar energia elétrica através da queima de algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão (renovável ou não/o funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado), que é queimado na câmara de combustão,resumidamente, com o ar que foi aumentado sua pressão através de um compressor axial anteposto a camara e interligado à turbina provinea mistura para a queima da combustão.Com grande pressão(compressor)+ grande temperatura(camara de combustão) essa união é 'levada' a turbina sendo transformado em potência de eixo fazendo assim o giro da turbina. Dos gases provenientes da turbina, ou seja, os gases de exaustão são direcionados a uma caldeira de recuperação de calor. O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um Gerador que gera eletrecidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.

Vantagens

A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.

O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

Desvantagens

Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.
Como vários tipos de geração de energia, a termeletricidade também causa impactos ambientais.Contribuem para o aquecimento global através do Efeito estufa, chuva ácida. Esses impactos ambientais podem ser:
 Locais - poluição urbana do ar, poluição do ar em ambientes fechados;
 Regionais – chuva ácida; ou
 Globais – efeito estufa, desmatamento, degradação costeira e marinha.
Adicionando a estes impactos outros relacionados à poluição sonora, impacto sobre a flora e fauna, nota-se então a relação entre impactos ambientais e problemas sócio-econômicos gerados, problemas com saúde, dentre outros.

O aquecimento global é um dos principais impactos das emissões de gases na atmosfera. Gases como o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), ozônio troposférico (O3), e clorofluorcarbonos (CFCs), absorvem a radiação infravermelha criada quando a luz visível do sol bate na terra. Essa absorção e re-irradiação impedem que parte do calor seja devolvido ao espaço, causando o aumento da temperatura na superfície da Terra (Ottinger, 1991).
A emissão de CO2, principal contribuinte ao aquecimento por efeito estufa, começou a aumentar nos anos de 1800 com a conversão de florestas em área para agricultura, mas houve uma aceleração grande a partir de 1950, devido principalmente a combustão de combustível fóssil (Ottinger, 1991).

A acidificação das águas é proveniente da presença de ácidos como o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3) formados na atmosfera, em função da queima de combustíveis fósseis e os elementos liberados na queima: dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx). Esses podem ser levados pelo vento a distâncias de até mil quilômetros do emissor, e causar chuvas ácidas em locais bem distantes da fonte, sendo considerado então um problema regional.
“O dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio causam danos por meio de dois mecanismos:
 Precipitação seca: ocasionando danos à vegetação e às construções;
 Precipitação úmida: quando dissolvidos na água das chuvas ou em vapores d’água atmosféricos.
A luz solar, a fuligem e os resíduos de metais podem acelerar, sob certas circunstâncias, o processo de formação da chuva ácida” (Goldemberg, 2003).
O efeito acumulativo da chuva ácida impacta ambientes, colheitas, e materiais florestais e aquáticos. Por exemplo, lagos ácidos possuem dificuldade para manter a pesca; a acidez pode retardar o crescimento de árvores e causar danos ao solo; reduzem campos rurais, e prejudicam as plantas; o ácido ataca materiais de edifícios expostos (Ottinger, 1991).

As termoelétricas apresentam um alto custo de operação, em virtude do dinheiro utilizado na compra de combustíveis.

O que mais me precupa é insensibiliade das autoridades em aceitar, sem a menor avaliação do que causa tal investimento. Muitos povos detinham do conhecimento para usufruir de forma benéfica as influências do ambiente. Mas ao longo do tempo, a mudança para um pensamento mais racionalista fez com que muito dessa tradição se perdesse. O ser humano precisa perceber que é uma das espécies da natureza e que depende da natureza para sobreviver. É consenso entre os ambientalistas a necessidade de se promover um desenvolvimento sustentável. Por certo, os que defendem o meio ambiente se preocupam com o modelo de desenvolvimento, com o crescimento econômico, mas, principalmente, com a exploração racional e responsável dos recursos naturais, de forma a garantir a sobrevivência das futuras gerações. Todo o cidadão tem o direito de viver num ambiente saudável, respirar ar puro, beber água limpa, enfim, ter uma qualidade de vida saudável. Defender esses direitos é dever de todos e não uma questão de privilégio.



Com apoio em textos dos sites:
AMBIENTE BRASIL
WIKIPEDIA

4 comentários:

Clodoaldo disse...

Gostei da crítica. Aceito crítica de mente aberta e sem problemas. De fato, concordo com as idéias e espero que o amigo blogueiro entenda que a análise e a crítica aprofundada estão mais voltados para o jornal impresso. Na internet, os leitores de O Imparcial Online buscam noticias breves e precisas, sendo q o título de minha matéria não foge a veracidade, já q realmente quem anunciou foi a empresa citada. Gostei. Abraço.

Clodoaldo Corrêa

Clodoaldo disse...

Gostei da crítica. Aceito crítica de mente aberta e sem problemas. De fato, concordo com as idéias e espero que o amigo blogueiro entenda que a análise e a crítica aprofundada estão mais voltados para o jornal impresso. Na internet, os leitores de O Imparcial Online buscam noticias breves e precisas, sendo q o título de minha matéria não foge a veracidade, já q realmente quem anunciou foi a empresa citada. Gostei. Abraço.

Clodoaldo Corrêa

Clodoaldo disse...

Gostei da crítica. Aceito crítica de mente aberta e sem problemas. De fato, concordo com as idéias e espero que o amigo blogueiro entenda que a análise e a crítica aprofundada estão mais voltados para o jornal impresso. Na internet, os leitores de O Imparcial Online buscam noticias breves e precisas, sendo q o título de minha matéria não foge a veracidade, já q realmente quem anunciou foi a empresa citada. Gostei. Abraço.

Clodoaldo Corrêa

Anônimo disse...

lesbian chinese wet pussy laton lesbian candice michelle lesbian action hott lesbian twins authentic lesbian video asian model lesbians best mom goes lesbian video sites