Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Justo, Injusto

Dizem que na Democracia todos tem direitos iguais. Direitos de ir e vir; de falar e ser ouvido; dar e receber. Bem, isto seria uma democracia. Mas que democracia é esta onde o adolescente pode votar aos 16 anos, mas não pode se candidatar? Que Democracia é esta onde se pode votar aos 16 anos e não pode dirigir? Que democracia é esta onde não temos direitos iguais.

Negro: não tem direito de ser negro, deve ser igual ao branco. Negro tem deveres...de ser branco, de se vestir como brancos, de falar como brancos, de ter religião como a dos brancos. Que democracia!

Índio: tem o direito de viver numa terra que não é sua, de viver numa cultura que não é a sua, de seguir uma religião que não é sua, de obedecer um governo que não é o seu. Democracia!

Pobre: tem direito de almoçar arroz e feijão e não jantar, tem direito a não ter emprego, tem direito de ter casinha de dois cômodos, de ter 15 filhos, de ter filhos marginalizados, de ser marginalizado. Que Democracia.

DEMOCRACIA:

Dizem que a democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Não, não é isso que acontece.

Dizem também que a democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita. Acho que a democracia é íntima deles.

Dizem que a palavra tem suas origens no trabalho de Aristóteles que distinguiu, no seu livro Política, seis formas de governo, seja, por poucos ou muitos, e se a administração era justa ou injusta. Ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos, e um sistema justo governado por muitos chamou politéia, normalmente traduzido como república (do latim res publica, 'coisa pública'). A demokratia de Aristóteles chegou mais perto do que hoje podemos chamar democracia direta, e politéia se aproximou do que podemos chamar democracia representativa, embora a demokratia ainda tenha executivos eleitos.

Nos próximos quatro anos............haverá democracia?

Nenhum comentário: