Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Do absurdo ao ridículo

Na íntegra e original. Do G1.com.

EU ACHEI UM ABSURDO. MEUS ALUNOS NÃO SABEM RESPONDER. E DAÍ. A ESCOLA DEIXA DE EXISTIR? ELES TAMBÉM? MAGISTRATURA RIDÍCULA.

Leiam, tem tb comentários:

No 3º dia de provas, irmãos precisam falar sobre teatro japonês
Prova de artes também pediu questões sobre Monet, Picasso e Da Vinci.
Nesta quinta-feira (21), meninos farão exames de matemática e educação física.
Fernanda Bassette

Do G1, em São Paulo

No terceiro dia da maratona de provas elaboradas para provar à Justiça que a educação em casa pode dar certo, os irmãos David, 15 anos, e Jonatas, 14 anos, tiveram de responder, por exemplo, questões sobre "teatro japonês" e dissertar sobre pintores famosos. Nesta quarta-feira (20), os meninos resolveram as provas de artes e de história.

Mineiros nascidos em Timóteo (a 216 Km de Belo Horizonte), os irmãos saíram da escola há dois anos e desde então são educados em casa pelos pais. O problema é que a legislação brasileira não permite a educação em casa e, por isso, os pais dos meninos estão sendo processados criminalmente por abandono intelectual e na área cível por descumprir determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo Cleber de Andrade Nunes, pai dos garotos, os meninos foram bem na prova de história porque já estavam estudando o conteúdo há mais tempo. No entanto, eles relataram que as questões de artes eram mais complexas. Elas exigiram dos irmãos conhecimentos sobre teatro japonês, teoria das cores, pinturas e pré-históricas, além de questões dissertativas sobre obras de arte de Pablo Picasso, Leonardo da Vinci e Claude Monet.

O conteúdo programático da prova de artes tinha duas páginas e foi entregue aos pais junto com as demais matérias apenas uma semana antes das provas. Em um dos tópicos de estudo, por exemplo, os meninos tinham que ser capazes de conhecer as relações sócio-culturais da música ao longo da história, saber identificar termos técnicos e modalidades (religiosa, profana, tradicional, contemporânea, ambiental, folclórica, regional, entre outras). Leia aqui o roteiro de artes completo.

Também era necessário saber analisar e criticar obras de artes visuais, identificando elementos que as compõe, usando o vocabulário apropriado e formular críticas fundamentadas, estabelecendo relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.

"As provas não tem sido fáceis, mas felizmente por terem estudado bastante tem conseguido responder à maioria das questões. Resta agora aguardar o resultado para ver o aproveitamento deles", disse o pai, ansioso na espera do quarto e último dia de provas de matemática e educação física, que serão aplicadas nesta quinta-feira (21).

Confusão com datas
A Justiça havia determinado que as provas seriam aplicadas nos dias 28 e 29 de julho, mas os exames foram adiados porque a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais pediu prorrogação do prazo, devido ao recesso escolar dos professores. A notificação com a nova data da prova chegou no dia 12 de agosto e incluía quatro novas matérias, o que preocupou o pai dos meninos.

Número de disciplinas aumentou
De acordo com Nunes, a primeira notificação judicial determinava que os garotos deveriam fazer provas de matemática, geografia, ciências e história - já que os irmãos afirmaram para o juiz que estudam em casa português, inglês, hebraico e informática. Só que a nova notificação foi diferente: David e Jonatas terão de fazer provas de português, matemática, inglês, geografia, história, ciências, artes, e educação física (incluindo conhecimentos sobre a história do handball, basquete, futebol, atletismo e outros esportes de alto rendimento).

As provas foram elaboradas por uma comissão de 16 professores das secretarias municipal e estadual de Educação e os meninos só receberam o conteúdo programático das provas uma semana antes da avaliação. Segundo Nunes, cada disciplina terá 20 questões, sendo 15 delas de múltipla escolha e cinco discursivas - completamente diferente da proposta anterior, que previa 30 questões de múltipla escolha em cada disciplina e que os estudantes entregassem os rascunhos da prova de matemática.

Pressão e aulas particulares
Para dar conta de estudar tantas disciplinas, os meninos tiveram aulas particulares de matemática e enfrentam uma maratona diária de estudos na biblioteca da cidade, para que possam ficar mais sossegados, sem interrupções.

Apesar do sacrifício, o pai acredita que os meninos têm condições de ser aprovados nas provas, que terminam só na quinta-feira (21). "O que eu queria mesmo é que outros alunos da rede pública fossem submetidos ao mesmo exame, só para a gente fazer uma comparação justa", disse Nunes.

A decisão de tirar da escola e os processos na Justiça
O casal está sendo processado na área cível (por causa do descumprimento do ECA) e também criminalmente (por abandono intelectual) porque tirou os filhos da escola há dois anos, sob a justificativa da má-qualidade do ensino brasileiro. A legislação brasileira não permite a educação em casa e obriga que as crianças sejam matriculadas nas escolas.

Nunes viajou para os Estados Unidos (onde o método é permitido) e conversou com famílias que educaram os filhos em casa. Então, se encantou com o projeto e resolveu aplicar a mesma coisa dentro de casa. "Comprei todo material que os americanos usam. Eu não concordo que meus filhos fiquem presos a um currículo", disse.

Um conhecido da família resolveu dedurar a decisão de Nunes para a o Conselho Tutelar - que foi investigar o caso. "Eles chegaram aqui achando que a gente estava explorando nossos filhos, sabe? Colocando eles para trabalhar. E não é nada disso. Eles estudam seis horas por dia como qualquer outro jovem da mesma idade", disse.

Questionado sobre a importância de manter os meninos na escola para que eles tenham amigos e outro convívio social que não seja restrito à casa da família, Nunes tem a resposta pronta. "O único problema que eu vejo é que os horários deles podem ser diferentes dos horários dos meus filhos e isso acaba sendo um elemento dificultador. Mas a escola não é e nem será o último ambiente socializador. Meus filhos brincam e têm amigos", afirmou.

No processo cível, o casal foi condenado a pagar 12 salários mínimos e rematricular os filhos na escola. Nunes recorreu da decisão e agora aguarda ansioso o momento em que os filhos farão as provas para, enfim, mostrarem se têm ou não capacidade intelectual.


COMENTÁRIOS:

Felipe|20/08/200818h10
Os alunos do S. Agostinho e do São Bento ambos entre os 10 primeiros no ENEM iriam zerar estas questões...disertação sobre Pablo Picasso, Leonardo da Vinci e Claude Monet, rssssss...

Verde|20/08/200818h09
Enfim, isto é Brasil. Porque não fazem estas perguntas aos políticos? Porque quem está tentando demonstrar que eles não são qualificados não responde?
Isto é Brasil.

paulo|20/08/200818h07
Favor aplicar esta mesma prova aos magistrados que decidirão este caso e aos deputados que votarão a legalização do ´ENSINO EM CASA´. Obrigado

Stefania|20/08/200818h05
Justiça e professores devem estar confundindo BRASIL com FINLANDIA...
Brasil, ocupando os ultimos lugares em níveis de educação mundial e Finlandia, detentora do primeiro lugar... Senhores, é uma vergonha o que estão tentando fazer com esta familia!!!!

Neuza de Jesus|20/08/200818h03
Que absurdo! Com tantas coisas para os políticos se preocuparem, a Secretaria de Educação também. Esses garotos estão prestando vestibular? Ou ENEM? O Isso é o nosso Brasil!

eduardo|20/08/200818h03
Spu universitario dos cursos de Ciencias contabeis (UFMA) E Agronomia (UEMA), NAUM sei nada sobre teatro japones, mas nda msmo, e tenho certeza que nenhuma criança de escola publica saiba..Riculo a prova, ta mais facil passa pro ITA do q nela...

Otávio|20/08/200818h03
Manda uns alunos da rede pública do seu Aécio fazer uma prova assim, pra ver no que vai dar...

bruno|20/08/200818h01
Se aplicassem esta prova em escola pública, nem 5% passariam.

paulinho|20/08/200818h00
A maioria dos alunos da rede nem sabem onde fica o Japão. Teatro japonês então? Que vergonha.
2 pesos e 2 medidas.

alexandre|20/08/200818h00
EI PESSOAL ,,,, EU SOU UNIVERSITARIO E NÃO SEI DESSE TAL DE DAVINCI , PICASSO ,,, BAHHHH ,,,, QUANTA FALSIDADE,,, VAI PEGAR LADRÃO AUTORIIDADES......

Stefania|20/08/200817h58
Justiça e professores estão confundindo BRASIL, péssimo colocado mundial em termos de ensino....
Provavelmente confundiram BRASIL com FINLÃNDIA, primeiro colocado....
Senhores, isso é uma vergonha!!!!!!!

Vivianne|20/08/200817h56
Me desculpem, mas eu estudei em uma das melhores escolas do Recife, passei na UFPE em Direito e não sei nada sobre o teatro japonês... é brincadeira isso né?

Rosilene|20/08/200817h56
É ridículo o que estão exigindo destes meninos.

alexandre|20/08/200817h55
hahahaha !!!! Serei um grande astronauta sabendo algo de PICASSO, DAVINCI E OUTROS .....

Cristina|20/08/200817h55
Que absurdo! Os alunos da rede pública mal sabem ler e escrever e essas provas exigem conhecimentos profundos de artes e educaçao física! Bota os professores
pra ver se eles sabem responder!

Diego|20/08/200817h55
O Pinguella aqui embaixo está certo. Pena que não fizeram isso com ele, pois talvez, assim, ele poderia ter aprendido a escrever.

Stefania|20/08/200817h55
Quando uma sociedade resolve ´ferrar com a vida alheia´, não observam o tamanho do ridiculo a que se expoem... Aposto que nem o meritissimo juíz e os inteligentissimos professores sabem responder a tais questões que dependem de especialistas na área para serem formuladas.

paul|20/08/200817h55
A corporacão dos professores estaduais juntou uma commissao de 16 professores para preparar uma prova que nem o diretor da escola conseguiriar passar.
Presume-se que esses professores tiraram essas horas de seus alunos para compilar a prova. 16 Professores contra 1 pai dedicado.
Vamos ver.

Eliene|20/08/200817h54
Uma boa ideia e alicar as provas em universitarios.Tantas coisas p esses juizes fazerem, e os filhos dos pais q viajam pelo mundo e os filhos sao educados em casa como ficam?O ministerio da educacao deveria entrar no caso.O pai so q o melhor p seus filhos.

Stefania|20/08/200817h53
Sou estudante de Pedagogia, tenho 43 anos e estou pasmada com esta situação ridicula... Por favor, me indiquem a escola ou escolas que ensinam estes conteúdos nestas séries e certamente transferirei meus filhos para elas...Jamais ouvi falar de uma escola até o segundo grau que ensine tais conteúdos.

israel viana|20/08/200817h52
esses cara estao de brincadeira,,,esses garotos nao vao pra nasa nao,,,e se forem estarao mas bem capacitados do que este monte de gente ai que nao tem o que fazer,,,,vao pra china assistir os jogos olympicos e deixem eles que estao mas que certo,,,eu vou fazer a mesma coisa com meus filhos...

alexandre|20/08/200817h52
A JUSTIÇA DEVERIA DEIXAR ESSA FAMILIA EM PAZ,,,,, SERIA BOM SE A MESMA FOSSE NA CAMARA PARA VER O QUE OS POLITICOS ESTÃO FAZENDO OU ENTÃO ,,,,, PORQ QUE NÃO ABAIXA SÓ UM POUCO O SALÁRIO DESSES PARLAMENTARES ,,, ACHO Q ISSO ´SERIA BEM MAIS ÚTIL DO QUE ENCHER O SACO DE GENTE HONESTA...............

Luis Claudio|20/08/200817h51
Se os meninos forem aprovados nesses conteúdos, eles certamente estarão aptos a prestar qualquer vestibular e, sendo aprovados, os pais devem lutar para que eles possam cursar a universidade, pois o conteúdo exigido não é cobrado nem nas melhores escolas do país ...
Boa sorte às crianças e aos pais

Eliene|20/08/200817h50
O pai deve entrar com um processo contra o estado por abuso de poder, sera q esse parente q o decunciou n esta com inveja dos meninos. O pai deve pedir em juizo q alunos de varias escolas e professores faca as provas para ver o q vai dar, as materias q estao sendo dada nao tem logica.

Otávio|20/08/200817h50
Sinceramente eu acredito que, em caso de algo infelizmente acontecer a esses pais, deveríamos nos juntar em protesto a favor dessa família, pois o que está acontecendo é uma barbárie. Que bom que esses filhos tem pais preocupados com sua educação e condição para fonecê-la de acordo.

Alexandre |20/08/200817h47
Parabéns a essa familia que só quer o melhor para seus filhos,,,,,,, mas, sempre tem um grupinho que quer aparecer e vem com idiotices ... mas tudo bem,, os meninos vão se superar e provar que são bons,,,,,, mas que é uma palhaçada que estão fazendo com os pais e com os meninos,, ah isso é;;;

Wellington|20/08/200817h47
Teatro Japonês? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
só pode ser brincadeira ou é um complô para tentar dizer que o método não funciona...
concordo que deva ser aplicada para os alunos da escola publica a mesma prova e vamos ver quem está abandonando quem intelectualmente.

Graziela|20/08/200817h47
Que palhaçada !!! Teatro japonês ... me recordo em que em aula de artes ficavamos somente cortando papel e colorindo ... essas provas deveriam ser aplicadas a pelo menos um aluno da rede pública ...

Daniel Fernandes da Silva|20/08/200817h46
Quero ver aplicarem esse teste nos alunos da rede pública. Se fizerem mais do que 10% de acertos eu me mato em praça pública, com direito a filmagem da globo.

haroldo passos|20/08/200817h46
Quem dera que nossas escolas, até mesmo as particulares, ensinassem, de fato, o currículo ora exigido de crianças que, tenho certeza, sabem mais que qualquer outra de sua idade. É pura falta de respeito e de competência do juiz que aceita tal situação.

Adriana Ferreira|20/08/200817h45
Ridículo essas provas. Será que o Ministério de Educaçao nao tem nada para fazer? Eu estudei em escola pública toda a minha vida e nunca estudei sobre teatro japones. Uma boa idéia seria colocar todos os políticos para fazerem as provas. Nao passaria um.
Paabéns meninos. Voces sao heróis.

J|20/08/200817h44
de comprovar q os nossos pais ensina melhor q nos colegio q hj em dia,os estudos tah uma porcaria,principalmente os públicos,cada dia q passa esta pior,e pq vcs não tem o q enventar,envez d prender bandido quer prender pessoas q estar fazendo o bem,onde e q o Brasil vai parar?na merda.....

Adir José dos Santos|20/08/200817h42
Para ser justo, as mesmas provas deveriam que ser feitas também pelo alunos das escolas públicas e/ou particulares, assim saberemos quem tem razão.

J|20/08/200817h42
aiaia q palhaçada,em nem um colegio q seja particular ou público não pergunta isso,eu jah estudei nos 2 e nunca nem comentaram sobre isso,esse povo tah e enventando moda,pergunta pra qualquer um deles q esta aplicando a prova pra ver ser saber,tem dor,vcs estão e enventando d ,tah e com medo d

Roberta Figueiredo|20/08/200817h41
Aprovo esse método, e acho esse pessoal que está formulando as provas ridículos.Vai dizer que eles sabem tudo sobre os temas solicitados, e além do mais o que nos interessa saber sobre teatro do Japão!!! Me poupem!!!!!!!!!!!!!!

Ana Maria |20/08/200817h41
O conteudo não é apropriado ao nível de escolaridade dos meninos, e caso eles não consigam o rendimento necessário os pais devem entrar na justiça e soliticitar que 3 alunos de cada escola publica ( que é o que o governo obriga) façam as provas na mesma forma que eles estão fazendo sob pressão.

vitória|20/08/200817h40
Gostei dos recados o pessoal está botando pra quebrar, é isso ai vamos colocar nossos políticos fazerem estas provas para ver o resultado, seria uma vergonha geral.

Prof. Daniel|20/08/200817h38
Gostaria que aplicassem tais provas nas escolas municipais e nos colégios estaduais e que depois fizessem o contrário, aplicando as ´provas´ desses estabelecimentos de ensino para os dois garotos. PROVA não mede o nível de educação.

...|20/08/200817h38
Se é assim, se só pode ser educado na escola, que apliquem essa prova pra alunos de escola pública entao....vamos ver quem vai melhor, esses meninos que aprendem com os pais, ou as crianças que não aprendem nada na escola pública...

Rosana |20/08/200817h37
Eu estudei em escola publica uma das melhores da cidade eu nem precisava ir la e ja tava passada, nao aprendi nada. O pai desses garotos deveriam ter feito isso, matriculavam os meninos tomando a vaga de quem nao tem condicao de estudar em casa e burlar o Estado ja que esse e o pais da corrupcao

Epitácio Morais Matias|20/08/200817h37
Parabenizo aos pais e às crianças pela luta e torço que consigam mostrar a esta ´justiça´ que a educação não está apenas num banco de escola. Mesmo que não consigam só pela luta estão de parabéns. Pois os conteúdos são de outro mundo, outra realidade.

José Luiz|20/08/200817h37
Cadê os PROFESSORES? São tão incapazes que não conseguem emitir uma opinião? Nem a contra e muito menos a favor. Ou estão muito ocupados planejando a próxima greve? Greve por salário e não pela melhoria do ensino. Aí, fala sério.

Regina Helena|20/08/200817h37
Interessante!!!!! Prova de teatro japones! Prova escrita sobre modalidades esportivas! Estudos sobre Monet! Educadores, professores, juizes, ministério público, estamos no Brasil. País onde, infelizmente, suas crianças não sabem nem qual é a Capital do Brasil. Acorda gente!!!!!

Transeunte|20/08/200817h36
Mas o nosso país não é uma democracia? Então por que os pais não têm o direito de educar os filhos em casa, protegendo-os da promiscuidade, violência e baixo nível educacional das escolas, principalmente as mantidas pelo Estado?

Elaine|20/08/200817h34
Acho que essa prova tinha que ser aplicada aos alunos das escolas pra ver quem está mais preparado te garanto que os meninos que estudam em casa vão dar uma lavada em todos. E parabéns para está familia, pois a educação do nosso pais realmente é um lixo...

Eduardo Alvim|20/08/200817h33
Um absurdo cair teatro japonês nessa prova. Onde já se viu isso? A equipe que desenvolveu as questões devem estar mamadas, só pode. Coitado dos meninos, acho que nem estudante de Artes Cênicas deve conseguir responder esse tipo de coisa....

Tatiane - Brasília|20/08/200817h33
É lamentável q isso acontece em nosso país... Eles não estão nem um pouco preocupados se as crianças sabem ou não, eles querem mesmo é ter um motivo pra prender os pais isso sim...

Vivi|20/08/200817h33
A justiça deveria determinar esse prova como avaliação do ensino brasileiro, pois somente assim teriam dados para comparar o desempenho dos garotos...é ridiculo que num país de analfabetos cobre a historia da arte, acredito que muitos professores não a conheçam.

Izabel|20/08/200817h33
Creio que estes pais estão corretíssimos!
Agora querer aplicar provas de conhecimentos sobre assuntos que sequer são citados nas escolas públicas é o absurdo dos absurdos!!
Porque o conselho tutelar não vai se preocupar com a prostituição infantil nas estradas; ou mesmo na estação da Luz em S.P.?

Rosana|20/08/200817h32
o Brasil nao tem jeito, eu to no ultimo semestre de direito numa faculdade pagou passou e nao teria a minima condicao de responder a prova que esses meninos fizeram... Por que eles nao fizeram a prova do enem?? uma prova federal ridicula extremamente facil

Nenhum comentário: