Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 29 de setembro de 2009

UM CASO REAL (CAPITULO 2)

A FAMÍLIA: (CAPITULO 2)
Após o primeiro ano de vida, pai e mãe demonstravam a alegria da vida de seu filho. O menino cresce em alegria e formosura. O Pai leva ao parque e passam tardes brincando. Em casa a Mãe o trata como a criança mais famosa do mundo. O menino ganha brinquedos, roupas, passeios e carinho dos pais.

Aos três anos de idade os pais resolvem colocá-lo em uma pré-escola. O primeiro dia há muito choro, tanto dos Pais, a mãe não esconde as lágrimas, já o Pais não deixa transparecer, como do filho. Assim os dias se seguem. Ao fim da primeira semana Densson parece que já está acostumado com a Escola. No final do primeiro mês já pede para a mãe levá-lo para a Escola. Dizia sempre: - vou ver o Carlinhos e o Lucas. Mamãe gosto da Escola.

Assim o ano se passou. Contudo quando Densson tinha quatro anos seus pais passaram a brigar com freqüência. As primeiras brigas foram trancados no quarto. Como se tornou uma rotina, as desavenças aconteciam na frente de Densson. Seu Pai saia de casa e só retornava no dia seguinte. Essas cenas estavam cada vez mais freqüentes na casa de Densson. Até quando num domingo quase meio dia depois de uma longa discussão seu pai deu um soco na sua mãe, que voou e arranhou o rosto dele por inteiro. Passaram o dia sem se falar. Cada um no seu lugar.

No dia das Mães não houve comemoração, apenas uma discussão. Comeram um frango assado comprado pronto. O Pai de Desson passou a tarde na frente da televisão. Assistiu um joga da seleção brasileira e tomou cinco latinhas de cerveja. Foi dormir cedo. Não jantou se quer. A Mãe, depois de lavar um balde roupas, esquentou o frango o arroz, almoçou depois foi dormir. No final da tarde banhou Densson e foi passear, conversou com algumas amigas e retornou as sete. Jantaram os dois juntos. Foram dormir no mesmo quarto.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

UM CASO REAL (capitulo 01)

Existem coisas que nos deixam perplexos pelo fato de como ocorrem. Na história de hoje emitiremos os verdadeiros nomes dos personagens, este caso é real. Pessoalmente ouvi da pessoa envolvida. Uma criança.

Espero que a humanidade doe seu sangue pelos inocentes, pelas crianças, pelos jovens, pelos idosos. O mundo precisa amar-se um pouquinho mais.

Capítulo 01: A alegria, nasci.

Aquele dia foi inesquecível para o casal. As dores eram mais fortes. acho que chegou a hora. Silvana é encaminhada para o hospital-maternidade. Duas horas depois um choro baixinho, com voz ainda rouca ecoou pelo quarto. A mãe e chora ao mesmo tempo. O pai está aflito lá fora. O médico diz: -Nasceu seu filho. Ame-o.
Alguém leva até a sala de espera a notícia ao Pai: - Seu filho acaba de nascer. É um menino forte e muito lindo. A alegria inunda o casal e toda a família. Durante dois dias as idas à maternidade era uma constância. A alegria, o prazer enchia o coração de todos.
Dois dias depois o médico autorizou a mãe ir para casa.
Em casa, já preparada para receber o bebê enchia-se de prazer. Tudo arrumadinho. Tudo preparado: berço, cômoda, enxoval completo. Casa limpa, nova pintura. Móveis sem poeira. Dava gosto.
Densson chega me casa com seus pais, Ana e Marcos. A casa é toda alegria. Tias, tios, avós, e conhecidos visitam Densson todos os dias e levam muitos presentinhos. O nascimento do garoto mudou a rotina de todos. Todos o tratam com carinho e muito amor. Assim Densson passa seus primeiros meses de vida.

domingo, 20 de setembro de 2009

OS MAIS POLUENTES

Governo cria lista dos carros mais poluentes do Brasil.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


EL NIÑO e LA NIÑA

Caro Luís, acho que o post responde sua pergunta:


El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Efeitos no Brasil:
Nordeste: severas secas
Norte: diminuição das chuvas, secas e riscos de queimadas
Sudeste: aumento das temperaturas
Centro-Oeste: tendência de chuva acima na média
Sul: precipitações abundantes e aumento da temperatura média


La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas ao EL Niño, e que caracteriza-se por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical. Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.
Efeitos no Brasil:
Nordeste: aumento das chuvas
Norte: aumento das precipitações e maiores vazões de rios
Sudeste: não há previsibilidade
Centro-Oeste: tendência de poucas mudanças
Sul: secas severas

sábado, 19 de setembro de 2009

Evangelho segundo S. Lucas 8,4-15.

Como estivesse reunida uma grande multidão, e de todas as cidades viessem ter com Ele, disse esta parábola: «Saiu o semeador para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, foi pisada e as aves do céu comeram-na. Outra caiu sobre a rocha e, depois de ter germinado, secou por falta de humidade. Outra caiu no meio de espinhos, e os espinhos, crescendo com ela, sufocaram-na. Uma outra caiu em boa terra e, uma vez nascida, deu fruto centuplicado.» Dizendo isto, clamava: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!» Os discípulos perguntaram-lhe o significado desta parábola. Disse-lhes: «A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; mas aos outros fala-se-lhes em parábolas, a fim de que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam.» «O significado da parábola é este: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem, mas em seguida vem o diabo e tira-lhes a palavra do coração, para não se salvarem, acreditando. Os que estão sobre a rocha são os que, ao ouvirem, recebem a palavra com alegria; mas, como não têm raiz, acreditam por algum tempo e afastam-se na hora da provação. A que caiu entre espinhos são aqueles que ouviram, mas, indo pelo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, pela riqueza, pelos prazeres da vida e não chegam a dar fruto. E a que caiu em terra boa são aqueles que, tendo ouvido a palavra, com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança.»

Da Bíblia Sagrada

Retirado do evagelho cotidiano

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Novo Coordenador TOV

Para conduzir a grande família TOV espalhada pelo mundo inteiro, foi eleito na última assembléia TOV, no México, os guias Jorge Gutiérrez e Sara Gutiérrez, de Santiago, Chile. Os trabalhos da nova coordenação terá início no dia 1° de janeiro de 2010.

Que deus abençoe a nova coodenação.

recebido do original.
.... la elección de nuevo CoordinadorInternacional, que recae en JORGE GUTIÉRREZ Y SARA SEPÚLVEDA DE GUTIÉRREZ,residentes en Santiago de Chile, quienes entrarán en funciones el 1 de enero de 2010, conduciendo a la gran Familia TOV.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Recife é a cidade mais GAY do Brasil? ou está de parabéns?

No início do mês um grande casamento agitou Recife. Trocaram votos os arquitetos José Santos (Zezinho) e Turíbio Rocha Santos. O primeiro é descendente da tradicional família João Santos, pioneira no ramo de cimento em Pernambuco. O segundo é filho de São João dos Patos, no Maranhão. Descendente da família Rocha Santos, tradicionais agropecuaristas e políticos no médio sertão maranhense. O irmão de Turíbio foi prefeito da cidade, assim como seu tio (Celso Rocha Santos) e tia-avó (Dona Noca - primeira prefeita do Brasil). Seu Pai foi deputado na década de 70, já falecido.

Zezinho (E) e Turibio (D) Foto de LULU PINHEIRO

Segundo Flávia Gusmão, o acontecimento tornou Recife um reboliço. Segue comentário na integra:
"O casamento dos arquitetos Turíbio Santos e Zezinho Santos desperta na sociedade pernambucana reações tão distintas quanto desespero e surpresa. Desespero de um certo empresário que, ao ver passar os dias e não chegar em sua casa o cobiçado convite, já ameaçava: “Eu vou de qualquer jeito, nem que tenha que comprar a senha de alguém”. Surpresa da funcionária doméstica de outra residência que, ao perguntar curiosa à patroa quem ia casar e obter a resposta, apenas murmurou: “Jeová!!!!! E isso já chegou por aqui?”. É assim, em meio ao desdém de uns, à admiração de outros e à completa indiferença dos noivos por tanta celeuma que acontece aquela que já é chamada de “a união da década”.

Tanto Zezinho com Turíbio sempre estiveram na mídia do Recife. É tanto que em seu pomposo casamento estiveram por lá Rita Lee (uma das madrinhas), além dos atores Miguel Falabella, Mônica Torres, Marcelo Anthony e Ney Latorraca.

O casamento foi uma festa. Com tudo o que um casamento tem direito. Até mesmo os noivos entraram na cerimônia acompanhados por suas mães: Turíbio com Maria Silvia Lyra da Rocha Santos e Zezinho com Lilia Maria Pereira dos Santos.

De São João dos Patos tinha uma verdadeira comitiva: segundo comentários na cidade, Turibinha (como é conhecido) distribuiu convites para todos os "conhecidos".


Não é de hoje que Recife realiza uma dessas. Anos atrás, o companheiro de um funcionário da Prefeitura passou a receber uma pensão de 650 reais após sua morte. Na época o prefeito assinou e achou digno o benefício.

Recife, Veneza brasileira tem se tornado aberta para as questões da homoafetividade.

O que falta acontecer com Recife?


Pelo menos a cidade sabe acolher as as diferenças entre os povos.

Frase

Hoje pela manhã ouvi a seguinte frase: QUEM AMA NÃO FICA RICO! Pus-me a pensar no que queria dizer tal afirmação. Cheguei a conclusão que preciso parar de amar.

Bom Dia.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Uma história de amor...

Pai, Avô, filho...Deus esteja com você.

Todos os dias, bem cedo, o Pai pega a Brasília, de cor vermelha, ano 1976 e pacientemente liga a engnição, espera a neta se arrumar. Enquanto o carro esquenta o motor, suas mãos agéis tira os últimos ciscos de areia que o vento da noite trouxe e pousou sobre o carro. A neta está com a avó arrumando-se para saír para a Escola. Colocar a farda, limpinha com cheiro de amaciante. A Avô na noite passada a deixou prontinha. Terminado o café neta e avó se dirirgem para o veículo estacionado na garagem. Com muito cuidado o avó abre a porta e pede para a netinha entrar e sentar no banco traseiro do carro. Então liga novamente o veículo, dá ré com muito cuidado e se dirige para uma escola do bairro, chamada Santa Teresinha. Essa escola tem seus anos de lutar, pelo que se ouviu dizer já ultrapassava os setenta anos. Contudo mantinha seu zelo pelos alunos.

O avó dirige pelo bairro sua brasília vermelha. Como sabe que o bairro não é seguro, ou seja impera a violência, o avó tem o cuidado de todos os dias deixar sua netinha na porta da Escola. Ele estaciona o carro e vai para o outro lado, retirar a neta. A deixa no portão da Escola, onde uma senhora, um pouco forte e de sorriso sempre aparente a espera. Ela entra e já ai brincar com os colegas. Enquanto isso, o avó volta para o carro, liga o som e se pôe a ouvir as notícias da manhã. Acabada a meia hora de notícias fecha o carro e se dirige para o banco dos taxistas. Bate um bom papo.

Logo depois, já por volta das oito da manhã, o avó certifica-se que o veículo está fechado e desce as ruas do bairro, a pé. Em casa ajuda a esposa nos afazeres domésticos e não domésticos, além de ir ao banco ou casa lotérica pagar as contas e a feira comprar os legumes. Sempre preocupado com a hora, olha com muito cuidado e zela para o relógio. Parece não querer perder a hora por algum motivo.

Onze horas. Apressado deixa o que está ou conclui suas tarefas. Se preciso for se asseia e coloca uma camisa limpa. Limpa os óculos e penteia o cabelo. Verifica a sandália. Está pronto. O avó começa seu retorno. Anda pelas ruas com uma certa pressa. Acha que vai se atrasar. Diz olá, bom dia, tudo bem e para para conversar com uns conhecidos, tudo muito rápido. Chega a Escola às onze e meia. Espera tranquilamente a netinha. Bate um papo, enquanto olha pacientemente a frete.

O sinal toca. Ela desce e a alegria invade o caração de ambos. O avó por ver s netinha feliz e a netinha por ver a segurança do avó.

Vai buscá-la. Os dois seguem para a Brasília vermelha. Descem as ruas do bairro. Vovô está esperndo com om saboroso almoço.



TEMPOS FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tem que melhorar

O G1 (portal globo) divulgou agora pela manhã um resultado impressionante: o pessímo desempenho das universidades. O resulatado foi obtido pelo MEC.

Em 6 estados, mais da metade das universidades tem desempenho fraco
No Acre, 6 das 9 instituições alçaram índices baixos em indicador do MEC.
RS tem o menor percentual do país de instituições com notas 1 e 2 no IGC.

IGC das Universidades

IES UF DEPENDEN NC CPCCON F
Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC SC ESTADUAL 26 25 338 4
Fundação Universidade Federal da Grande Dourados UFGD MS FEDERAL 17 12 329 4
Fundação Univ. Federal de Ciênc Saúde P. Alegre UFCSPA RS FEDERAL 4 3 415 5
Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR RO FEDERAL 33 24 284 3
Fundação Universidade Federal de Viçosa UFV MG FEDERAL 31 28 398 5
Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/RS FEDERAL 15 0
Fundação Universidade Federal do Rio Grande/FURG/RS FEDERAL 21 20 300 4
Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT TO FEDERAL 28 25 239 3
Fundação Univ Federal do Vale do São Fran/UNIVASF/PE FEDERAL 12 0
Pontifícia Univ Católica de Campinas/PUC-Campinas/SP PRIVADA 35 35 270 3
Pontifícia Univ Católica de Minas Gerais/PUC Minas/MG PRIVADA 75 62 299 4
Pontifícia Univ Católica de São Paulo PUCSP SP PRIVADA 27 23 377 4
Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR PR PRIVADA 64 49 277 3
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio RJ PRIVADA 30 26 379 4
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS RS PRIVADA 53 44 318 4
Universidade Anhanguera - UNIDERP UNIDERP MS PRIVADA 32 29 234 3
Universidade Anhembi Morumbi UAM SP PRIVADA 28 19 230 3
Universidade Bandeirante de São Paulo UNIBAN SP PRIVADA 76 65 195 3
Universidade Braz Cubas UBC SP PRIVADA 28 27 221 3
Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO SP PRIVADA 40 29 197 3
Universidade Cândido Mendes UCAM RJ PRIVADA 33 27 233 3
Universidade Castelo Branco UCB RJ PRIVADA 18 16 210 3
Universidade Católica de Brasília UCB DF PRIVADA 28 24 280 3
Universidade Católica de Goiás UCG GO PRIVADA 37 31 232 3
Universidade Católica de Pelotas UCPEL RS PRIVADA 28 22 258 3
Universidade Católica de Pernambuco UNICAP PE PRIVADA 27 24 254 3
Universidade Católica de Petrópolis UCP RJ PRIVADA 23 16 244 3
Universidade Católica de Santos UNISANTOS SP PRIVADA 29 23 234 3
Universidade Católica do Salvador UCSAL BA PRIVADA 21 21 225 3
Universidade Católica Dom Bosco UCDB MS PRIVADA 37 24 254 3
Universidade Cidade de São Paulo SP PRIVADA 25 14 220 3
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ SC PRIVADA 31 26 267 3
Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL SP PRIVADA 37 27 210 3
Universidade da Amazônia UNAMA PA PRIVADA 23 21 178 2
Universidade da Região da Campanha URCAMP RS PRIVADA 69 45 207 3
Universidade da Região de Joinville UNIVILLE SC PRIVADA 26 21 270 3
Universidade de Brasília UnB DF FEDERAL 39 38 384 4
Universidade de Caxias do Sul UCS RS PRIVADA 71 60 299 4
Universidade de Cruz Alta UNICRUZ RS PRIVADA 25 24 204 3
Universidade de Cuiabá UNIC MT PRIVADA 57 24 191 2
Universidade de Fortaleza UNIFOR CE PRIVADA 31 26 264 3
Universidade de Franca UNIFRAN SP PRIVADA 34 29 229 3
Universidade de Itaúna UI MG PRIVADA 18 13 239 3
Universidade de Marília UNIMAR SP PRIVADA 30 27 255 3
Universidade de Mogi das Cruzes UMC SP PRIVADA 39 28 219 3
Universidade de Passo Fundo UPF RS PRIVADA 81 57 268 3
Universidade de Pernambuco UPE PE ESTADUAL 35 32 212 3
Universidade de Ribeirão Preto UNAERP SP PRIVADA 34 30 256 3
Universidade de Rio Verde Fesurv GO MUNICIPAL 19 15 193 2
Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC RS PRIVADA 46 33 298 4
Universidade de Santo Amaro UNISA SP PRIVADA 25 22 191 2
Universidade de Sorocaba UNISO SP PRIVADA 24 22 227 3
Universidade de Taubaté UNITAU SP MUNICIPAL 39 31 245 3
Universidade de Uberaba UNIUBE MG PRIVADA 46 34 203 3
Universidade do Contestado UnC SC PRIVADA 87 52 201 3
Universidade do Estado da Bahia UNEB BA ESTADUAL 116 53 250 3
Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT MT ESTADUAL 52 28 223 3
Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG MG ESTADUAL 6 3 268 3
Universidade do Estado do Pará UEPA PA ESTADUAL 60 33 213 3
Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ RJ ESTADUAL 45 43 321 4
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN RN ESTADUAL 69 36 246 3
Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC SC MUNICIPAL 26 23 228 3
Universidade do Grande ABC UniABC SP PRIVADA 26 18 184 2
Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy UNIGRANRIO RJ PRIVADA 34 26 249 3
Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC SC MUNICIPAL 87 46 244 3
Universidade do Oeste Paulista UNOESTE SP PRIVADA 32 30 244 3
Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC SC PRIVADA 24 16 229 3
Universidade do Sagrado Coração USC SP PRIVADA 28 23 234 3
Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL SC PRIVADA 83 61 239 3
Universidade do Tocantins UNITINS TO ESTADUAL 11 0
Universidade do Vale do Itajaí Univali SC PRIVADA 56 48 279 3
Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP SP PRIVADA 45 33 257 3
Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS RS PRIVADA 33 33 312 4
Universidade do Vale do Sapucaí UNIVÁS MG PRIVADA 23 18 232 3
Universidade Estácio de Sá UNESA RJ PRIVADA 157 109 214 3
Universidade Estadual da Paraíba UEPB PB ESTADUAL 31 25 243 3
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL UNEAL AL ESTADUAL 19 14 180 2
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal UNCISAL AL ESTADUAL 6 4 152 2
Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS BA ESTADUAL 19 17 216 3
Universidade Estadual de Goiás UEG GO ESTADUAL 139 101 189 2
Universidade Estadual de Londrina UEL PR ESTADUAL 38 36 328 4
Universidade Estadual de Maringá UEM PR ESTADUAL 41 41 343 4
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS MS ESTADUAL 47 32 256 3
Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES MG ESTADUAL 54 29 304 4
Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG PR ESTADUAL 32 27 308 4
Universidade Estadual de Roraima UERR RR ESTADUAL 15 1 177 2
Universidade Estadual de Santa Cruz UESC BA ESTADUAL 22 21 296 4
Universidade Estadual do Ceará UECE CE ESTADUAL 49 44 223 3
Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO PR ESTADUAL 51 41 284 3
Universidade Estadual do Maranhão UEMA MA ESTADUAL 151 42 214 3
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF RJ ESTADUAL 14 13 369 4
Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE PR ESTADUAL 51 43 318 4
Universidade Estadual do Piauí UESPI PI ESTADUAL 149 41 171 2
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS RS ESTADUAL 32 4 298 4
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB BA ESTADUAL 33 23 252 3
Universidade Estadual do Vale do Acaraú UVA CE ESTADUAL 18 16 221 3
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP SP ESTADUAL 110 100 363 4
Universidade Federal da Bahia UFBA BA FEDERAL 46 38 321 4
Universidade Federal da Paraíba UFPB PB FEDERAL 45 37 297 4
Universidade Federal de Alagoas UFAL AL FEDERAL 49 32 247 3
Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG MG FEDERAL 11 5 371 4
Universidade Federal de Campina Grande UFCG PB FEDERAL 43 32 291 3
Universidade Federal de Goiás UFG GO FEDERAL 64 47 340 4
Universidade Federal de Itajubá - Unifei UNIFEI MG FEDERAL 10 9 365 4
Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF MG FEDERAL 28 28 346 4
Universidade Federal de Lavras UFLA MG FEDERAL 12 10 405 5
Universidade Federal de Mato Grosso UFMT MT FEDERAL 70 48 287 3
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS MS FEDERAL 64 58 312 4
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG MG FEDERAL 46 42 410 5
Universidade Federal de Ouro Preto UFOP MG FEDERAL 23 22 338 4
Universidade Federal de Pelotas UFPel RS FEDERAL 29 25 306 4
Universidade Federal de Pernambuco UFPE PE FEDERAL 48 44 347 4
Universidade Federal de Roraima UFRR RR FEDERAL 21 17 258 3
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC SC FEDERAL 39 37 369 4
Universidade Federal de Santa Maria UFSM RS FEDERAL 48 36 335 4
Universidade Federal de São Carlos UFSCAR SP FEDERAL 29 20 391 4
Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ MG FEDERAL 20 13 334 4
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP SP FEDERAL 18 3 439 5
Universidade Federal de Sergipe UFS SE FEDERAL 52 29 248 3
Universidade Federal de Uberlândia UFU MG FEDERAL 38 31 350 4
Universidade Federal do Acre UFAC AC FEDERAL 23 20 270 3
Universidade Federal do Amapá UNIFAP AP FEDERAL 21 12 195 3
Universidade Federal do Amazonas UFAM AM FEDERAL 54 35 272 3
Universidade Federal do Ceará UFC CE FEDERAL 42 35 319 4
Universidade Federal do Espírito Santo UFES ES FEDERAL 52 37 299 4
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO RJ FEDERAL 15 13 338 4
Universidade Federal do Maranhão UFMA MA FEDERAL 39 31 266 3
Universidade Federal do Pará UFPA PA FEDERAL 93 62 241 3
Universidade Federal do Paraná UFPR PR FEDERAL 46 42 326 4
Universidade Federal do Piauí UFPI PI FEDERAL 50 34 277 3
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB BA FEDERAL 12 1 191 2
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ RJ FEDERAL 47 46 386 4
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN RN FEDERAL 50 43 333 4
Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS RS FEDERAL 46 42 402 5
Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM MG FEDERAL 6 3 401 5
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM MG FEDERAL 14 8 338 4
Universidade Federal Fluminense UFF RJ FEDERAL 60 48 308 4
Universidade Federal Rural da Amazônia UFRA PA FEDERAL 5 4 210 3
Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE PE FEDERAL 25 14 284 3
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ RJ FEDERAL 19 16 319 4
Universidade Federal Rural do Semi-Árido UFERSA RN FEDERAL 8 3 282 3
Universidade Fumec FUMEC MG PRIVADA 21 16 257 3
Universidade Gama Filho UGF RJ PRIVADA 34 31 207 3
Universidade Guarulhos UNG SP PRIVADA 35 24 190 2
Universidade Ibirapuera UNIb SP PRIVADA 21 8 186 2
Universidade Iguaçu UNIG RJ PRIVADA 38 26 153 2
Universidade José do Rosário Vellano UNIFENAS MG PRIVADA 44 33 206 3
Universidade Luterana do Brasil ULBRA RS PRIVADA 120 92 299 4
Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP SP PRIVADA 38 33 249 3
Universidade Metodista de São Paulo UMESP SP PRIVADA 32 26 281 3
Universidade Metropolitana de Santos UNIMES SP PRIVADA 17 11 252 3
Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS SP MUNICIPAL 16 15 239 3
Universidade Norte do Paraná UNOPAR PR PRIVADA 36 23 270 3
Universidade Nove de Julho UNINOVE SP PRIVADA 30 23 227 3
Universidade Paranaense UNIPAR PR PRIVADA 76 57 220 3
Universidade Paulista UNIP SP PRIVADA 339 252 198 3
Universidade Positivo UP PR PRIVADA 23 22 285 3
Universidade Potiguar UnP RN PRIVADA 29 21 249 3
Universidade Presbiteriana Mackenzie MACKENZIE SP PRIVADA 30 27 304 4
Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC MG PRIVADA 321 114 203 3
Universidade Regional de Blumenau FURB SC MUNICIPAL 39 32 262 3
Universidade Regional do Cariri URCA CE ESTADUAL 12 11 215 3
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI RS PRIVADA 48 43 287 3
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI RS PRIVADA 72 58 253 3
Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO RJ PRIVADA 93 58 206 3
Universidade Salvador UNIFACS BA PRIVADA 26 20 260 3
Universidade Santa Cecília UNISANTA SP PRIVADA 19 18 218 3
Universidade Santa Úrsula USU RJ PRIVADA 16 13 148 2
Universidade São Francisco USF SP PRIVADA 39 28 233 3
Universidade São Judas Tadeu USJT SP PRIVADA 30 26 257 3
Universidade São Marcos USM SP PRIVADA 24 18 220 3
Universidade Severino Sombra USS RJ PRIVADA 22 13 206 3
Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR PR FEDERAL 51 22 290 3
Universidade Tiradentes UNIT SE PRIVADA 37 24 197 3
Universidade Tuiuti do Paraná UTP PR PRIVADA 39 31 220 3
Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE MG PRIVADA 29 21 203 3
Universidade Vale do Rio Verde UNINCOR MG PRIVADA 57 23 220 3
Universidade Veiga de Almeida UVA RJ PRIVADA 37 31 246 3

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Uma história de AMOR!

Pai, Avô, filho...Deus esteja com você.

Todos os dias, bem cedo, o Pai pega a Brasília, de cor vermelha, ano 1976 e pacientemente liga a engnição, espera a neta se arrumar. Enquanto o carro esquenta o motor, suas mãos agéis tira os últimos ciscos de areia que o vento da noite trouxe e pousou sobre o carro. A neta está com a avó arrumando-se para saír para a Escola. Colocar a farda, limpinha com cheiro de amaciante. A Avô na noite passada a deixou prontinha. Terminado o café neta e avó se dirirgem para o veículo estacionado na garagem. Com muito cuidado o avó abre a porta e pede para a netinha entrar e sentar no banco traseiro do carro. Então liga novamente o veículo, dá ré com muito cuidado e se dirige para uma escola do bairro, chamada Santa Teresinha. Essa escola tem seus anos de lutar, pelo que se ouviu dizer já ultrapassava os setenta anos. Contudo mantinha seu zelo pelos alunos.

O avó dirige pelo bairro sua brasília vermelha. Como sabe que o bairro não é seguro, ou seja impera a violência, o avó tem o cuidado de todos os dias deixar sua netinha na porta da Escola. Ele estaciona o carro e vai para o outro lado, retirar a neta. A deixa no portão da Escola, onde uma senhora, um pouco forte e de sorriso sempre aparente a espera. Ela entra e já ai brincar com os colegas. Enquanto isso, o avó volta para o carro, liga o som e se pôe a ouvir as notícias da manhã. Acabada a meia hora de notícias fecha o carro e se dirige para o banco dos taxistas. Bate um bom papo.

Logo depois, já por volta das oito da manhã, o avó certifica-se que o veículo está fechado e desce as ruas do bairro, a pé. Em casa ajuda a esposa nos afazeres domésticos e não domésticos, além de ir ao banco ou casa lotérica pagar as contas e a feira comprar os legumes. Sempre preocupado com a hora, olha com muito cuidado e zela para o relógio. Parece não querer perder a hora por algum motivo.

Onze horas. Apressado deixa o que está ou conclui suas tarefas. Se preciso for se asseia e coloca uma camisa limpa. Limpa os óculos e penteia o cabelo. Verifica a sandália. Está pronto. O avó começa seu retorno. Anda pelas ruas com uma certa pressa. Acha que vai se atrasar. Diz olá, bom dia, tudo bem e para para conversar com uns conhecidos, tudo muito rápido. Chega a Escola às onze e meia. Espera tranquilamente a netinha. Bate um papo, enquanto olha pacientemente a frete.

O sinal toca. Ela desce e a alegria invade o caração de ambos. O avó por ver s netinha feliz e a netinha por ver a segurança do avó.

Vai buscá-la. Os dois seguem para a Brasília vermelha. Descem as ruas do bairro. Vovô está esperndo com om saboroso almoço.



TEMPOS FELIZES!!!!!!!!!!!!!!!!!!