Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quarta-feira, 4 de março de 2009

Localização, Orientação e Fusos Horários

LOCALIZAÇÃO/ORIENTAÇÃO

DETERMINAÇÃO DOS PONTOS CARDEAIS

Os pontos cardeais indicam quatro direções opostas, duas a duas:

Essas direções são adotadas universalmente e foram estabelecidas a partir do movimento de rotação da Terra ou do chamado “movimento aparente” do Sol. Dizemos aparente porque, na realidade, não é só o sol que percorre a Terra de leste a oeste, mas é a Terra que gira sobre si mesma (rotação) diante do sol (uma estrela fixa).
Com base nisso ficou estabelecido que o lugar da Terra onde o sol “nasce” diariamente chama-se leste e corresponde ao Oriente (daí, por exemplo, nos referirmos ao Japão como país oriental ou “país do sol nascente”), e o lugar onde o sol “se põe” denomina-se oeste e corresponde ao Ocidente (daí, por exemplo, Brasil, país ocidental). Assim, para determinarmos os quatro pontos cardeais, basta estender o braço direito na direção do sol nascente e estaremos indicando o leste; o esquerdo na direção do sol poente e teremos o oeste; á nossa frente ficará o norte; e às nossas costas, o sul.
Além dos quatro pontos cardeais existem os pontos colaterais e subcolaterais, totalizando dezesseis direções, que formam uma figura chamada rosa-dos-ventos ou rosa-dos-rumos.
Os pontos colaterais são: nordeste (NE), sudeste, sudoeste (SO) e noroeste (NO).
Os pontos subcolaterais são: norte-nordeste (NNE), este-nordeste (ENE), este-sudeste (ESSE), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSO), oeste-sudoeste (OSO), oeste-noroeste (ONO) e norte-noroeste (NNO), observe a rosa-dos-ventos.
No entanto, para indicar uma direção exata, nem mesmo os pontos colaterais e subcolaterais são suficientes. Foi assim que surgiu a rosa-dos-ventos, dividida em 360 partes iguais, denominadas graus; cada grau tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos. Com isso praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90°. O norte é 0°, o leste 90º, o sul 180° e o oeste 270°.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Para localizar os acidentes geográficos naturais (rios, montanhas etc.) ou artificiais (estradas, cidades etc.) na superfície terrestre, não basta saber apenas a direção. São Petersburgo (ex-Lenigrado), por exemplo, situa-se na parte oeste da URSS, entretanto nessa mesma região existem centenas de outras cidades. Como saber então a localização exata dessa cidade? A melhor alternativa é recorrer às coordenadas geográficas, que permitem a localização de um ponto com maior precisão e rapidez. No caso, as coordenadas geográficas de São Petersburgo são 60° de latitude norte e 30° de longitude oeste; assim podemos localizá-la facilmente no mapa.
As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizarmos um ponto ou um acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas imaginárias são constituídas pelos paralelos e meridianos.
Os paralelos são as linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador. Existem 180 paralelos, sendo 90 ao norte e mais 90 ao sul do Equador (círculo máximo = 0º). São identificados pela sua localização em graus a partir do Equador e cada um deles equivale a 1° (um grau). Apenas quatro possuem nomes especiais: Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

Através dos paralelos determinamos a latitude de um lugar. O que é, então, latitude?

Latitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até a linha do Equador. A latitude varia de 0° a 90°, tanto para o norte como para o sul do Equador. A Suécia, por exemplo, é um país de elevada latitude; e o Brasil, um país de baixa latitude.

Os meridianos são semicírculos imaginários traçados de pólo a pólo. Existem 360 meridianos, 180 a leste e 180 a oeste de Greenwich, que é o meridiano de 0° ou de origem (cada meridiano corresponde a 1°).
Por meio dos meridianos determinam-se a longitude. O que é, então, longitude?
Longitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o meridiano de Greenwich. Varia de 0° a 180°, tanto para leste quanto para oeste de Greenwich.
As coordenadas geográficas correspondem, portanto, à latitude e à longitude de um lugar. Verifique, por exemplo, o ponto P no mapa a seguir. Ele está situado no encontro do paralelo de 40° norte com o meridiano de 80° leste; nesse caso, suas coordenadas geográficas são de 40° de latitude norte (40° LN) e 80° de longitude leste (80° LE).
Convém observar que todos os pontos ao longo de um mesmo paralelo ou meridiano têm respectivamente, a mesma latitude e a mesma longitude.

MEDIÇÕES DO TEMPO E FUSOS HORÁRIOS

As medições do tempo começaram a ser feitas desde épocas bem remotas e, via de regra, baseavam-se nos movimentos da Terra. Assim:

• chamou-se dia o tempo que a Terra demora para dar uma volta completa sobre seu eixo imaginário (movimento de rotação)
• chamou-se de ano o tempo que a Terra leva para percorrer sua órbita ao redor do sol (movimento de translação).

Existem diversas maneiras de se medir o tempo, como, por exemplo, pelo tempo solar verdadeiro, pelo tempo solar médio, pelo tempo civil e por meio dos fusos horários.

Tempo solar verdadeiro: Apesar das variações que apresenta foi utilizado até por volta do século XVIII, sendo obtido por meio dos relógios de sol. Constitui o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens sucessivas do sol pelo meridiano de um lugar. Sua duração não é sempre a mesma, podendo variar em um mesmo lugar de acordo com as épocas do ano (estações do ano) ou em função dos diferentes movimentos executados pela Terra.
Tempo solar médio: Com as maiores exigências da vida moderna e o rápido desenvolvimento das comunicações, tornou-se cada vez mais necessária a padronização do Tempo. Assim, os astrônomos decidiram eliminar as variações naturais do tempo verdadeiro, substituindo o sol verdadeiro por um sol fictício, obtendo assim o chamado tempo solar médio, cuja duração é exata e sempre igual (24 horas). Foi a partir daí que começaram a surgir os relógios atuais (os de pulso, por exemplo).
Tempo ou hora civil: A partir de 1º de janeiro de 1925, os astrônomos passaram a utilizar o chamado tempo civil ou hora civil, cuja duração é de 24 horas e a contagem é feita de 0 a 24 horas. Anteriormente a contagem era feita de meio-dia a meio-dia (dia astronômico).


Fusos horários: A velocidade das comunicações acabou impondo a necessidade de unificação da hora em todo o mundo. Para tanto criou-se o sistema de fusos horários, cujos princípios foram propostos em 1884 na Conferência de Washington. Por esse sistema o globo terrestre foi dividido em 24 fusos horários, cada um deles equivalendo a 1 hora ou 15 meridianos ou 15° de longitude. Adotou-se como fuso de referencia o de Greenwich, responsável pela hora oficial mundial ou hora GMT (Greenwich Meridian Time). Esse fuso é formado pela soma de 7,5° a leste e7,5° a oeste do meridiano de 0° (meridiano inicial ou de Greenwich).

# Lembretes

• Cada fuso horário equivale a 15 meridianos ou 15° ou 1 hora.

• Dentro de um mesmo fuso horário, todos os lugares possuem oficialmente a mesma hora, embora na realidade isso não ocorra, pois 15 meridianos equivalem a 60 minutos e 1 meridiano, a 4 minutos.

• Como a Terra gira de oeste para leste, devemos compreender que a hora aumenta para leste e diminui para oeste.

A LINHA INTERNACIONAL DA DATA

Uma vez estabelecido o sistema de fusos horários, foi necessário determinar o meridiano a partir do qual se deveria começar a contagem do novo dia. O meridiano escolhido foi o de 180° (a antimeridiano internacional), que passou a ser a linha internacional da data, pois nela se processa a mudança das datas.
Essa linha atravessa o Oceano Pacífico, apresentando vários desvios para não passar por nenhum lugar habitado. Passa pelo Estreito de Bering, pelo leste da Península de Kamtchatka e, em seguida, passa entre as ilhas Aleutas e Samoa e daí até o pólo sul. Se um viajante cruzar essa linha no sentido oeste-leste, deve subtrair um dia (24 horas) e, se cruzá-la no sentido leste-oeste, deve acrescentar um dia.

12 comentários:

Anônimo disse...

não achei o que eu quria e uma pouca vergonha mostra uma coisa que não mostra a resposta que nós tamos querendo a aminha pergunta foi a
a latitude 15 graus sul e a longetude60 graus indicam a localização de um continente ou de um oceano?qual?
e não achei a resposta
é uma pouca vergonha

Anônimo disse...

bg tnhnhtmye ethyhu5t

Anônimo disse...

uryr7ewt 5uw9 b7rey 57 ur h4u58 w gbtgrytjnydt

Anônimo disse...

Dexa de preguiça e vai procura a resposta você mesmo.
-.-"

Anônimo disse...

isso tá uma merda! queria a minha resposta!

Anônimo disse...

655555545555

KillersWolf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

AFS cade essa resposta ? ;S

Anônimo disse...

gente a longitude varia de 0 graus a 90
Verdadeiro ou falso?

@LuaanSilveiraa disse...

o blog é de grande ajuda mas... sabemos que os primeiros a receber o sol é o oriente sim que fica a leste do nosso país mas tem que deixar mais claro que '' em nosso país o sol nasce a oste fazendo assim a mudança no texto onde refere-se que o sol nasce a leste...

Muito bom o blog

Anônimo disse...

poxa...... tambem nao achei o q eu qria minha profi vai m matar amanha kkkkkkk bj

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkk