Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 24 de maio de 2011

São Luís, cidade do caos, falida, apenas brasileira.

Quem um dia te chamou de Atenas Brasileira nunca imaginou que chegarias a essa situação. E pensar que logo completarás 400 anos. Quanta glória, magia e encanto construídos nesses anos todos, hoje foram jogados, desprezados e te constituíram um verdadeiro caos.

Homenageada por muitos, admirada por todos. Ó minha cidade deixa-me viver, pois não aguento mais o sufocante trânsito, não suporto mais tantos buracos e tanta falsidade de quem te governa.

Eu quero aprender tua poesia, mas não tenho mas a calma e paz na João Lisboa e no Largo DuCarmo, quanta violência!

Tua poesia, teu sol e maresia, assim como tuas lendas e mistérios fazem parte de um passado ante glorioso, cheio de magias e encantos quando podiamos passear pelos ladrilhos de tuas ruas. Não posso beber na fonte, não há água para a população sofrida.

Resta-nos apreciar o luar das serestas que existiram e o azul de teus dias do alto de uma janela, gradeada, que ofusca a paisagem.

Ainda queria ouvir à noite os tambores do Congo gemendo e cantando dores e saudades, mas o que ouço é apenas sirenes de viaturas policiais, ambulância e bombeiros que saem a socorrer, em vão, as dores de parto de uma cidade que vive mergulhada no caos.

Até quando tenho que evocar martírios, lágrimas, receber açoites? Quando florirão claros de esperança? Sóis da liberdade quando aparecerá e tirarás tua Atenas deste açoite macabro e das nuvens negras que rodam teus dias?

Cidade falida, cidade do caos, cidade dos poetas, cidade de Deus ainda quero ler nas ruas, beber nas fontes, andar nas pedras de cantarias. Subir tuas torres e mirantes. Rezar nas igrejas, te contemplar dos sobrados. Alentar meus filhos com tuas lentas. Subir, até cansar, tuas ladeiras.

Mas o que me sobem são angústias. O que digo não passa de sonhos do futuro. Regozijo em suas górias do passado. Tudo isso me faz chorar e derramar rios de lágrimas que nem o Anil e o Bacanga suportarão.

Salvem a cidade de São Luis!!!!!!! Minha cidade Te quero bem.

Prof. João Junior

Adaptado do Hino de São Luís (Louvação a São Luís) de Bandeira Tribuzzi.



Obs.: Esta foi produzida a partir da indignação do autor ao ver a cidade, as vésperas de completar 400 anos, um verdadeiro caos: cheia de buracos, com um sistema de transporte ineficiente, sem água, mal iluminada, com políticos falsos, corruptos, produzindo marginais, analfabetos funcionais, empresários egoístas e mesquinhos, a imprensa deixando-se levar por uma ditadura (pois só se divulga o que o governo municipal e estadual querem), a cidade com times (futebol) falidos com dirigentes corruptos e muito mais que não vale a pena ressaltar. Abraçei São Luís como minha cidade, desde quando cheguei aqui aos 14 anos. Mas a cada dia vejo uma ilusão à minha frente. Saio às 6h30min e já enfrento um caos no trânsito. Ministro aulas para uma comunidade de alunos que não pensam mais no futuro, apenas no que vivem no presente, alheios a tudo ao seu redor. Volto ao meio dia para casa. A angústia substitui meu adorável almoço. Saio novamente, a cena se repete. Pior. Chego para ministrar aulas na escola pública me deparo com um caos maior. Minhas entranhas se contorcem todas. Não vomito. Faço da alma e do coração minha minha ão sou o salvador do Mundo, faço minha pequena parte e às vezes mais um pouco. Me canso. A noite, ao chegar, não quero lembrar meu dia. As luzes da cidade que deveriam brilhar para mim, me ofuscam. As sirenes e buzinas me deixam surdo. Quero relaxar, assistir tv, ouvir música, teclar com os amigos. O cansaço e o estresse de dia tomar conta de mim. Quero suavizar meu corpo com um banho. Descubro que a cidade não tem água. Vou ligar e resolver. As linhas estão ocupadas. Vou acessar o sinal tá ruim. Resta-me a TV. Programa policial, jornal que dá notícia de trajedia. Recorro ao programa infantil, ao desenho animado. Até que o sono toma conta de mim. Pai do Céu vela por mim esta noite, estou só. Sozinho, com mais de um milhão de pessoas próximas. Mas estou só. Essa éa sensação da cidade grande. Pior é vê-la desprezada como está. Sinto falta dos encantos e magias, das noites de maestria, do carnaval de todos, do São João alegre, sem violência, sem constrangimento por parte de que deveria nos defender. Sinto falta dojoguinho de bola no asfalto lisinho,no finalzinho da tarde. Sinto falta da Praia Grande, quando aínda era Praia Grande, pois deram a chamá-la de Reviver (esse não é o nome do projeto que revitalizou a Praia Grande?). Do teatro (quando era tranquilo ir ao teatro), dos cinemas, em fim, de uma cidade mais cativa, mais humana, meiga. De uma cidade sem violência. De ar cultural mais significativo para o nosso povo.

Tu voltarás a ser  a Atenas Brasileira. Cidade do Reggae. Cidade do Bumba-Meu-Boi. Dos azulejos portuguese, das pedras de cantarias, das igrejas seculares.

Louvação a São Luís (Letra de Bandeira Tribuzzi)

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias

Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ligações de telefone fixo entre 560 cidades terão custo de chamada local a partir de sábado

Do portal www.ig.com.br

A partir do próximo sábado, dia 28 de maio, os usuários de telefone fixo de 39 zonas metropolitanas brasileiras e três regiões classificadas como integradas de desenvolvimento poderão fazer ligações para outros municípios vizinhos (com o mesmo código de área nacional, o DDD) pelo preço de uma chamada local, segundo informou hoje a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Serão afetados pela medida cerca de 560 municípios, onde vivem 68 milhões de pessoas.
A mudança foi publicada pela agência em janeiro último, após uma revisão do conceito de área local para a telefonia.
Os preços das chamadas entre fixos e móveis não serão alterados.

Confira as regiões metropolitanas contempladas:
AlagoasMaceió
Agreste
AmapáMacapá
AmazonasManaus
BahiaSalvador
CearáCariri
Fortaleza
Espírito SantoGrande Vitória
GoiásGoiânia
MaranhãoSudoeste Maranhense
Mato GrossoVale do Rio Cuiabá
Minas GeraisBelo Horizonte
Vale do Aço
ParáBelém
ParaíbaCampina Grande
João Pessoa
ParanáCuritiba
Londrina
Maringá
PernambucoRecife
Rio de JaneiroRio de Janeiro
Rio Grande do NorteNatal
Rio Grande do SulPorto Alegre
RoraimaCapital
Central
Sul do Estado
Santa CatarinaCarbonífera
Chapecó
Florianópolis
Lages
Norte e Nordeste Catarinense
Vale do Itajaí
Tubarão
São PauloBaixada Santista
Campinas
SergipeAracaju

As regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP) já eram consideradas uma mesma área local.

As regiões integradas de desenvolvimento são as seguintes:
Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG)
Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA)
Grande Teresina (PI/MA)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

FELIZ

Você nasce sem pedir e morre sem querer...


Por isso, aproveite o Intervalo SENDO FELIZ!!!
 
 
 
UM AMIGO VALE OURO>

Frase II

Este é o sentimento de todo brasileiro.



"O Congresso Nacional é um local que:

se gradear vira zoológico,

se murar vira presídio,

se colocar uma lona em cima vira circo,

se colocar lanternas vermelhas vira prostíbulo

e se der descarga não sobra ninguém."


(Desconhecido)

Frase I

"NUNCA SE MENTE TANTO:


QUANTO ANTES DE UMA ELEIÇÃO,


DURANTE UMA GUERRA E


DEPOIS DE UMA PESCARIA."



(desconhecido)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Refletindo o Evangelho de hoje

Evangelho segundo S. João 6,22-29. (texto extraído do Evangelho Cotidiano)
No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do lago reparou que ali não estivera mais do que um barco, e que Jesus não tinha entrado no barco com os seus discípulos, mas que estes tinham partido sozinhos.

Entretanto, chegaram outros barcos de Tiberíades até ao lugar onde tinham comido o pão, depois de o Senhor ter dado graças.

Quando viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam ali, a multidão subiu para os barcos e foi para Cafarnaúm à procura de Jesus.

Ao encontrá-lo no outro lado do lago, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste cá?»

Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-me, não por terdes visto sinais miraculosos, mas porque comestes dos pães e vos saciastes.

Trabalhai, não pelo alimento que desaparece, mas pelo alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará; pois a este é que Deus, o Pai, confirma com o seu selo.»

Disseram-lhe, então: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?»

Jesus respondeu-lhes: «A obra de Deus é esta: crer naquele que Ele enviou.»
Da Bíblia Sagrada




Crer naquele que Ele enviou.
São palavras fortes. Como crer em quem não posso ver? Jesus nos ensina que podemos sim.
Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente.

Ser Onipresente significa estar presente em todos os lugares. Isto é um atributo divino. Podemos dizer que Deus estar presente em todos os lugares do Universo.

Ter fé é acreditar naquilo que não se ver. Acreditamos em Deus, que não se ver, por que temos fé.

domingo, 1 de maio de 2011

Dinâmica para a aula de segunda-feira (9º Ano Santa Teresa)

Europa: composição étnica, religião e imigração e racismo.

COMPOSIÇÃO ÉTNICA:
Três grupos étnicos: atlanto-mediterrâneo, germanos e eslavos. Predominando os idioma indo-europeus (latinos, germânicos e eslavos).
* Países de língua latina: espanhol, catalão, português, italiano, francês, romeno.
* Países de língua eslava: russos, eslovenos, ucraniano, lituano, polonês.
* Países de língua germânica: sueco, alemão, inglês, norueguês, holandes.

RELIGIÃO:
A maior parte da paopulação européia pratica o Catolicismo, dividido em dois grupos:
* Romano: Espanha, Portugal, França, Itália, Polônia, etc.
* Ortodoxo: Grécia, Bulgária, Rússia, Ucrânia, Sérvia, etc.

Há também o protestantismo no norte da Europa (luteranismo, calvinismo, anglicanismo) e o islamismo (Turquia, Bósnia, Albânia, etc.).

OBS: podemos dividir a Europa em Europa Nórdica e Europa Meridional.

 
MIGRAÇÃO E RACISMO:
A Europa é o rpincipal destino dos estrangeiros que buscam um vida melhor. Os principais destinos são: Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha.
Existem também um grande número de brasileiros nos países europeus.

Xenofobismo: é a aversão ao estrangeiros.


Trabalho: DEPOIS DE LER, FAÇA UMA BUSCA NA INTERNET SOBRE OS ASSUNTOS ACIMA DESCRITOS, COLECIONE FOTOS (GRAVURAS) E MONTE SLIDES SOBRE OS TEMAS.
Tempo: 40 minutos
BOM TRABALHO.