Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 24 de maio de 2011

São Luís, cidade do caos, falida, apenas brasileira.

Quem um dia te chamou de Atenas Brasileira nunca imaginou que chegarias a essa situação. E pensar que logo completarás 400 anos. Quanta glória, magia e encanto construídos nesses anos todos, hoje foram jogados, desprezados e te constituíram um verdadeiro caos.

Homenageada por muitos, admirada por todos. Ó minha cidade deixa-me viver, pois não aguento mais o sufocante trânsito, não suporto mais tantos buracos e tanta falsidade de quem te governa.

Eu quero aprender tua poesia, mas não tenho mas a calma e paz na João Lisboa e no Largo DuCarmo, quanta violência!

Tua poesia, teu sol e maresia, assim como tuas lendas e mistérios fazem parte de um passado ante glorioso, cheio de magias e encantos quando podiamos passear pelos ladrilhos de tuas ruas. Não posso beber na fonte, não há água para a população sofrida.

Resta-nos apreciar o luar das serestas que existiram e o azul de teus dias do alto de uma janela, gradeada, que ofusca a paisagem.

Ainda queria ouvir à noite os tambores do Congo gemendo e cantando dores e saudades, mas o que ouço é apenas sirenes de viaturas policiais, ambulância e bombeiros que saem a socorrer, em vão, as dores de parto de uma cidade que vive mergulhada no caos.

Até quando tenho que evocar martírios, lágrimas, receber açoites? Quando florirão claros de esperança? Sóis da liberdade quando aparecerá e tirarás tua Atenas deste açoite macabro e das nuvens negras que rodam teus dias?

Cidade falida, cidade do caos, cidade dos poetas, cidade de Deus ainda quero ler nas ruas, beber nas fontes, andar nas pedras de cantarias. Subir tuas torres e mirantes. Rezar nas igrejas, te contemplar dos sobrados. Alentar meus filhos com tuas lentas. Subir, até cansar, tuas ladeiras.

Mas o que me sobem são angústias. O que digo não passa de sonhos do futuro. Regozijo em suas górias do passado. Tudo isso me faz chorar e derramar rios de lágrimas que nem o Anil e o Bacanga suportarão.

Salvem a cidade de São Luis!!!!!!! Minha cidade Te quero bem.

Prof. João Junior

Adaptado do Hino de São Luís (Louvação a São Luís) de Bandeira Tribuzzi.



Obs.: Esta foi produzida a partir da indignação do autor ao ver a cidade, as vésperas de completar 400 anos, um verdadeiro caos: cheia de buracos, com um sistema de transporte ineficiente, sem água, mal iluminada, com políticos falsos, corruptos, produzindo marginais, analfabetos funcionais, empresários egoístas e mesquinhos, a imprensa deixando-se levar por uma ditadura (pois só se divulga o que o governo municipal e estadual querem), a cidade com times (futebol) falidos com dirigentes corruptos e muito mais que não vale a pena ressaltar. Abraçei São Luís como minha cidade, desde quando cheguei aqui aos 14 anos. Mas a cada dia vejo uma ilusão à minha frente. Saio às 6h30min e já enfrento um caos no trânsito. Ministro aulas para uma comunidade de alunos que não pensam mais no futuro, apenas no que vivem no presente, alheios a tudo ao seu redor. Volto ao meio dia para casa. A angústia substitui meu adorável almoço. Saio novamente, a cena se repete. Pior. Chego para ministrar aulas na escola pública me deparo com um caos maior. Minhas entranhas se contorcem todas. Não vomito. Faço da alma e do coração minha minha ão sou o salvador do Mundo, faço minha pequena parte e às vezes mais um pouco. Me canso. A noite, ao chegar, não quero lembrar meu dia. As luzes da cidade que deveriam brilhar para mim, me ofuscam. As sirenes e buzinas me deixam surdo. Quero relaxar, assistir tv, ouvir música, teclar com os amigos. O cansaço e o estresse de dia tomar conta de mim. Quero suavizar meu corpo com um banho. Descubro que a cidade não tem água. Vou ligar e resolver. As linhas estão ocupadas. Vou acessar o sinal tá ruim. Resta-me a TV. Programa policial, jornal que dá notícia de trajedia. Recorro ao programa infantil, ao desenho animado. Até que o sono toma conta de mim. Pai do Céu vela por mim esta noite, estou só. Sozinho, com mais de um milhão de pessoas próximas. Mas estou só. Essa éa sensação da cidade grande. Pior é vê-la desprezada como está. Sinto falta dos encantos e magias, das noites de maestria, do carnaval de todos, do São João alegre, sem violência, sem constrangimento por parte de que deveria nos defender. Sinto falta dojoguinho de bola no asfalto lisinho,no finalzinho da tarde. Sinto falta da Praia Grande, quando aínda era Praia Grande, pois deram a chamá-la de Reviver (esse não é o nome do projeto que revitalizou a Praia Grande?). Do teatro (quando era tranquilo ir ao teatro), dos cinemas, em fim, de uma cidade mais cativa, mais humana, meiga. De uma cidade sem violência. De ar cultural mais significativo para o nosso povo.

Tu voltarás a ser  a Atenas Brasileira. Cidade do Reggae. Cidade do Bumba-Meu-Boi. Dos azulejos portuguese, das pedras de cantarias, das igrejas seculares.

Louvação a São Luís (Letra de Bandeira Tribuzzi)

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias

Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado.

3 comentários:

André Nogueira disse...

Ótima adaptação, Professor João Junior. Uma bela critica aos governantes que estão deixando a nossa bela São Luís, às moscas. Que Deus tenha piedade da nossa cidade.

Marcos Lima disse...

São Luís passa por problemas críticos e uma necessidade imediata de soluções. Parece que o prefeito esqueceu de que foi eleito pelo povo e que deve satisfações.

Mas sou esperançoso e acredito em um futuro melhor, apesar de tudo!

Ótimo texto!
Abraços

Ana Valéria Lucena disse...

Eu tenho a resposta para tuas indagações!! Ou seriam afirmações?!
MELHOR! A resposta poderia complementar o teu excelente texto
"São Luís cidade do CAOSTELO, falida, apenas brasileira."