Segundo a LDB da educação nacional (lei 9394-96) o ano letivo da educação báscia deve constar de 200 dias letivos, o que se aproxima de pelo menos 10 meses (considerando aulas de segunda a sexta) de aula. Pensando nisso e no que me revelou o pensamento de um aluno, resolvi fazer as contas e contar a história.
O aluno me disse que não aguenta mais, a cada ano se tem menos férias (ociosidade, sem nada o que fazer da escola) pois a escola começa mais cedo a cada ano. Levando em consideração ao meu tempo de escola tinhamos quase três meses de férias no final do ano, mais as férias de julho. Para ele (aluno) só as férias de julho e alguns dias entre dezembro e janeiro.
Pois bem, vamos os casos:
Hoje há uma grande preocupação de acompanhar e recuperar o aluno durante todos os períodos letivos que se seguem no ano, desta forma se estende o calendário escolar e se chega dezembro com aulas de recuperação e provas;
Hoje os vestibulares fazem as escolas estenderem, também, os calendários escolares;
Um caso exemplar é o próprio enem que alterou o calendário das escolas e principalmente da terceira série do ensino médio. Se começa a aula em janeiro e em novembro ja está se encerrando, dando mais tempo para o aluno se preparar para o exame.
Outra coisa que se deve considerar é a quantidade de atividades que o aluno realiza durante o ano letivo: são cursos de língua estrangeira, cursos de informática, preparativos de vestibulares, cursos técnicos, teatro, balé, dança, entre outras coisas mais que ocupam o aluno durante o ano. Isto dá uma sensação de não férias o ano todo. Por isso toda essa reclamação por parte dos alunos.
Sou a favor de regulamentação nas atividades dos alunos. Estudar e conciliar as demais atividades não escolares, pois assim se realiza atividades diversificadas.
(continua...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário