Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

domingo, 25 de janeiro de 2009

Você sabe como tudo funciona?

O site HOWSTUFFWORKS (clique aqui e saiba mais) mostra como é o funcionamento das "coisas". Veja alguns exemplos interessantes:

Como funciona a Lei de Murphy:
Você está preso em um congestionamento gigantesco e está louco para chegar em casa, mas para seu desânimo, percebe que todas as outras faixas parecem estar andando, menos a sua. Você muda de faixa, mas assim que passa para outra faixa, os carros param. Com o carro parado, você nota que todas as faixas (incluindo a que você acabou de abandonar) estão andando - menos a sua. Bem-vindo ao irritante mundo da Lei de Murphy. Essa expressão diz que tudo que pode dar errado vai dar errado. E pode ser isso mesmo. Não é devido a algum poder misterioso que a lei tenha. Na verdade, somos nós que damos importância à Lei de Murphy. Quando tudo dá certo, nem pensamos nisso. Afinal, esperamos que as coisas funcionem a nosso favor. Mas quando algo dá errado, procuramos razões.

Pense sobre caminhar. Quantas vezes você chegou ao seu destino e pensou "Nossa! Eu caminho muito bem"? Mas se você tropeça no meio-fio e rala o joelho, aposto que você vai pensar por que isso tinha que acontecer com você.

A Lei de Murphy tira vantagem da nossa tendência de enfatizar o negativo e não perceber o que é positivo. Ela se baseia nas leis da probabilidade - a possibilidade matemática de que algo vai acontecer.

A lei captura nossa imaginação. A Lei de Murphy e seus desdobramentos foram reunidos em livros e sites. Várias bandas têm seu nome e a Lei de Murphy também é um nome popular para pubs irlandeses e tavernas pelo mundo todo. Também foi o nome de um filme de ação.

Mas a Lei de Murphy é um conceito relativamente novo, que data da metade do século passado. O mágico Adam Hull Shirk escreveu em um ensaio em 1928, "De Como Evitar as Coisas", relatando que, em um ato de mágica, nove de dez coisas que podem dar errado geralmente dão errado. Mesmo antes disso, ela era chamada de Lei de Sod, que diz que qualquer coisa ruim que pode acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer. Na verdade, a Lei de Murphy ainda é chamada de Lei de Sod na Inglaterra.

OUTRAS LEIS:
** Observação de Etorre - a outra faixa sempre anda mais rápido.
** Distinção de Barth - há dois tipos de pessoas: as que dividem as pessoas em tipos e as que não o fazem.
** Leide Acton - o poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente.
** Lei de Boob - o que você perdeu está sempre no último lugar em que você procura.
** Terceira Lei de Clarke - qualquer sociedade suficientemente avançada é indistinguível de mágica.
** Regra de Franklin - abençoado seja aquele que nada espera, pois não se desapontará.
** Lei de Issawi do Caminho do Progresso - um atalho é a maior distância entre dois pontos.
** Lei de Mencken - quem pode, faz. Quem não pode, ensina.
** Lei de Patton - um projeto bom hoje é melhor que um projeto perfeito amanhã.

Como funcionam as bombas nucleares:
As bombas nucleares utiliza-se das forças, fortes e fracas, que mantêm o núcleo do átomo unido, em especial os átomos com núcleos instáveis. Há dois modos básicos de a energia nuclear ser liberada a partir de um átomo:

* fissão nuclear: o núcleo de um átomo pode se fissionar em dois fragmentos menores contendo nêutrons. Este método geralmente envolve isótopos de urânio (urânio-235, urânio-233) ou plutônio-239;
* fusão nuclear: a partir de dois átomos menores, normalmente hidrogênio ou isótopos de hidrogênio (deutério, trítio), é possível formar um átomo maior (hélio ou isótopos de hélio); de maneira análoga, o sol produz energia.

Veja mais noo site indicado no início deste blog.

FONTE: http://ciencia.hsw.uol.com.br/bomba-nuclear.htm / http://pessoas.hsw.uol.com.br/lei-de-murphy.htm

Um comentário:

Clarissa disse...

Olá, João, Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, agência de comunicação digital do site HowStuffWorks. Que bom que acha o site interessante e que os artigos lhe são úteis! É bacana saber que a ideia de explicar como as coisas funcionam mesmo vem atendendo às expectativas. Um abraço.