Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Professor atualizado

Participamos de uma sociedade pós-moderna onde, a partir do aperfeiçoamento das telecomunicações, as possibilidades de comunicação aumentaram cada vez mais e a informação, a produção e a circulação de imagens, passam a ser os eixos centrais, substituindo a antiga visão antropocêntrica do mundo por uma visão que tem na globalidade e na integração seus elementos mais significativos. Penso que o professor de atual tem um desafio muito maior que a sala de aula, é estar preparado, reciclado, renovado para a sala de aula. Desta forma a sala não é um simples lugar onde se estará se repassando conhecimento. O professor não é para repassar conhecimento, mas para construí-lo juntamente com seus alunos. É nesta construção que aparece o desafio ao professor, ser inovador. Ser inovador é estar atualizado com as novas tecnologias, com as novas formas de agir e de pensar dos alunos.

Para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo é necessário que o professor esteja constantemente passando por um processo de formação, e este se dar através da reflexão-ação-reflexão. O ofício do professor é moldado por sua ação. Se o professor se qualifica teoricamente e o coloca em prática, sua ação é inovadora. Contudo, se não há qualificação não tem como ser inovador. Desta forma o profissional da educação que se qualifica constantemente, leva o aluno a ser reflexivo em suas ações, a estar preparado para o mundo do trabalho e para os meios sociais em que vive.


 

Nenhum comentário: