Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DUAS CAPITAIS

pERGUNTA:
- Professor, existe algum país no mundo que possui duas capitais?
Respondi: - Sim. Tentei explicar por que. Depois fui numa fonte de pesquisa para confirmar minha tese. A melhor resposta encontrei no site da Nova Escola. Segue abaixo o conteúdo.

O processo de formação dos mercados capitalistas exigiu a centralização do poder político, originando o conceito de capitais, que funcionam como um único centro político e sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das nações. Porém há países em que isso não ocorre e mais de uma capital é adotada. Confira alguns exemplos:
- Bolívia: tem duas capitais desde a Guerra Civil de 1825. Sucre é a oficial, onde está o Judiciário, e La Paz é sede do Executivo e Legislativo.
- Botsuana: Gaborone sedia os poderes Executivo e Legislativo, e a cidade de Lobatse, o Judiciário. Gaborone foi escolhida por ser o antigo posto administrativo colonial.
- África do Sul: tem três capitais. A sede do Legislativo é a Cidade do Cabo, Bloemfontein, do Judiciário, e Pretória, do Executivo. A descentralização ocorreu para dificultar a tomada de poder pelos negros, que viviam segregados.
- Holanda: a capital oficial é Amsterdã, por ser lá a sede da família real. Já o parlamento fica em Haia.

Um comentário:

blog do Ribamar disse...

muito boa materia.
valeu e não pare.