pERGUNTA:
- Professor, existe algum país no mundo que possui duas capitais?
Respondi: - Sim. Tentei explicar por que. Depois fui numa fonte de pesquisa para confirmar minha tese. A melhor resposta encontrei no site da Nova Escola. Segue abaixo o conteúdo.
O processo de formação dos mercados capitalistas exigiu a centralização do poder político, originando o conceito de capitais, que funcionam como um único centro político e sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das nações. Porém há países em que isso não ocorre e mais de uma capital é adotada. Confira alguns exemplos:
- Bolívia: tem duas capitais desde a Guerra Civil de 1825. Sucre é a oficial, onde está o Judiciário, e La Paz é sede do Executivo e Legislativo.
- Botsuana: Gaborone sedia os poderes Executivo e Legislativo, e a cidade de Lobatse, o Judiciário. Gaborone foi escolhida por ser o antigo posto administrativo colonial.
- África do Sul: tem três capitais. A sede do Legislativo é a Cidade do Cabo, Bloemfontein, do Judiciário, e Pretória, do Executivo. A descentralização ocorreu para dificultar a tomada de poder pelos negros, que viviam segregados.
- Holanda: a capital oficial é Amsterdã, por ser lá a sede da família real. Já o parlamento fica em Haia.
Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!
terça-feira, 25 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Educação sem comentários.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA.
Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Eu como professor penso nisso a cada dia. Essa situação da charge já passei várias vezes como diretor de escola. Penso, pensei, posso concluir...será que vale a pena ser professor? Mas Eu continuo acreditando que a Educação pode transformar o mundo. Até quando, não sei. Às vezes penso que sou uma andorinha que voa sozinha tentando fazer o verão chegar. Incansável, dia após dia, esperando por algo que não chega.
Um abraço a todos da blogosfera.
Assinar:
Postagens (Atom)