Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

sábado, 11 de julho de 2009

GEEK, NERD

Na revista Galileu de julho (nº 216) aborda a reinvenção do nerd. Sabia que você que está lendo esse post pode ser um NERD e nem sabe disso? Pois é. Antes o nerd tinha aquela figura emblemática que qualquer adolescente que viveu nos anos 80 ou 90 sabe perfeitamente: óculos remendado, usava sapato e camisa dentro da calça social. O Nerd mudou. Usa uma roupa bem transada (nada de excepcional), apesar de ainda usar óculos. Mas, hoje, muitos querem ser NERDs. O conceito do nerd tem agradado muito. Tenho muitos alunos que se consideram nerds e não estão nem aí para o que falam.

Se não estou enganado, em maio tem um dia dedicado ao NERD, é o dia do orgulho GEEK.

Varios filmes sobre nerd povoaram as tardes da Globo. Normalmente neste, os nerds eram massacrados pelos populares boys. Mas se pensarmos direitinho e olharmos a aventura geek, na década de 80 já existia uma verdadeira revolução GEEK e nomes de hoje foram responsáveis por isso. Fiquei admirado em saber que o presidente estadunidense Barak Obama tem conta no flickr e usa um blackberry no dia a dia, que inclusive foi proibido (em parte) pela segurança pessoal da casa Branca (frescura) e ainda foi personagem de HQ. Outra figura é o poderoso da Microsoft, Bill Gates. Nerd de carteirinha um dia declarou: não tire sarro de um geek, pois um dia você vai trabalhar para um deles, diz a lenda. Não poderia deixar de citar o Steve Jobs (da Apple - o pc da maçã) que é tido como o papa geek dos anos 2000.

Os nerds se destacam nas mais diferentes áreas:
* Tem nerd no esporte: Vishy Anand - xadrez (esporte nerd)
* Tem nerd na tecnologia: Steve Jobs, Bill Gates, Steve Chen (youtube), Mark Zuckerberg(facebook), Jack Dorsey (twitter), etc.
* Tem nerd na politica: Barak Obama (EUA), Sarkozy (França)
* Tem nerd na música: Malu Magalhães (surgiu como fenômeno no myspace), Gustavo Dudamel (maestro)
* Tem nerd em todo canto da Terra.

Existem inúmeros programas de TV produzidos por Nerds. Normalmente são programas que colocam o expectador a pensar, a retrar da mente, nem que seja o último, neurônio existente.

A alma geek também está no negócio, nas megas estruturas empresariais. Jobs, da Apple, compra a next e inicia uma nova revolução geek nas megas empresas. Alguém não sabe o que ipod, iphone, imac, etc?

Jobs sabe contratar que inventar (ou ajudar) ou quem tem idéias fantásticas no mundo dos mega-negócios.

Na evolução nerd -> geek o mais importante agora é ser sociável e conseguir fazer o que a maioria dos "anormais" não fazem. Se conhece um nerd pelo que não faz.
Se conhece o geek pelo que ele faz.

apoio na internet e revistas do grupo abril e globo.

Nenhum comentário: