Estrutura Geológica
A Geologia identifica três tipos básicos de estrutura geológica.
1. Os Blocos Cratônicos: são estruturas geológicas muito antigas (Pré-Cambriano). Podem ser classificados em:
a) Escudos Cristalinos: correspondem aos primeiros núcleos de rochas.
b) Plataformas: são as áreas cratônicas mais rebaixadas, recobertas por sedimentos.
2. As Bacias Sedimentares: são depressões preenchidas por detritos ou sedimentos provenientes de áreas vizinhas.
3. Os Dobramentos Modernos: são grandes curvaturas côncavas e convexas, formados por movimentos tectônicos.
Relevo
O relevo é a forma em que se apresenta a superfície da crosta terrestre. As principais formas de relevo são as montanhas, os planaltos e as planícies e as depressões.
As Formas de Relevo
A superfície terrestre pode apresentar as mais variadas formos, sendo as mais importantes as montanhas, os planaltos, as depressões e as planícies.
Montanhas: Correspondem às áreas com terrenos bastantes acidentados, com escapas, encostas ingremes, picos elevados alternados com vales profundos e que, normalmente, exercem a função de divisores de águas das bacias hidrográficas.
Planaltos: Correspondem também a grandes blocos de relevo em geral com topografia relativamente acidentada e altitude superiores a 300m. Superfície onde o processo de erosão é superior ao de sedimentação.
Depressões: Correspondem também o grandes blocos de relevo, que normalmente apresentam uma topografia mais suave que a dos planaltos. As altitudes são pouco acentuadas, variando entre 100 e 500 m. Podem ser ABSOLUTAS ou RELATIVAS.
Planícies: Correspondem às áreas de relevo muito suave, de altitude inferior à dos terrenos vizinhos, apresentando, por essa razão, processo de deposição de sedimentos superior ao erosivo.
4 comentários:
exelente!
Excelente!
Excelente!
Parabéns,ótimo post.
Nota~> 10,0
Postar um comentário