Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

domingo, 22 de fevereiro de 2009

UM BOM CARNAVAL

Segundo a tradição a festa pagã do carnaval tem origem obscura. O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.

Deixando isso de lado, desejo atods um bom carnaval e brinquem a vontade.

OUTRO ESCRITO (nas estrelas?)

Até parece coincidencia, mas ontem postavamos sobre a falta de preparação e desprezo pela vida humana por parte dos agentes da SMTT que preferem orientar os veículos e deixam de aldo a vida humana. Aconteceu na COHAB a mesma coisa, só que agora com um carro da limpeza publica, prestado serviço pela LIMPEL, segundo matéria piblicada pelo OIMPARCIAL ONLINE, onde dois agentes de limpeza cairam de um carro e só foram socorridos 40 minutos depois por um veículo da própria empresa, pois ambulancias não chegaram até o local.

O depoimento que foi relatado pelo Sr. João Bosco ao Reporter Agenor Barbosa (de o impacial): “Estou há um ano em São Luís. Mas vou embora por essas coisas. O poder público é horrível. Ontem um amigo meu foi baleado quando roubaram o celular dele. Hoje nenhuma ambulância apareceu para ajudar esses homens...”

Pessoal esse é o descaso do poder publico na capital.

"VAMBORA TAMBÉM!!"

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Aconteceu o que ja se previa

Estava estampado nos jornais de São Luís o acidente envolvendo o jovem Bruno (do veículo RENAULT CLIO) e a MITSUBISH PAGERO (desconhecido condutor). Até aí seria mais um acidente de transito de São Luís, cidade com ruas estreitas, avenidas de acesso - trasito lento - e sem nenhuma perspectiva de evolução nas vias de trasito urbana. Contudo o que assustou foi o acontecimento sucessor. A prefeitura, ainda no governo do Palacio, abaroutou a folha de pagamento do municipio contratando, atraves de concurso publico, agentes municipais de transito. Fato este poderia ter passado normalmente se outras providencias tivessem sido tomadas, contudo a contratação dos agentes de transito fez com que o municipio não realizasse nenhum investimento nas vias urbanas, quero dizer que a Prefeitura de São Luís não planejou a abertura de novas vias, ou mesmo duplicação das já existentes (barradas pelas idenizações, caso da Av. Luis Rocha - Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo...). Pelo contrario colocou inumeros agentes nas ruas para "vigiar" os veículos e multar (industria de reprodução de capitais através deste imposto na capital). De nada adiantou, piorou o transito.
Voce pensa que isto é tudo, pois não, na sexta-feira (dia 20/02) após o acidente acima informado o despreparo dos agentes de transito da prefeitura e a intensa fiscalização apenas de veiculos provocou a morte da empregada domestica Maria de Jesus por um onibus da linha do Calhau. Culpa de quem?

Segundo testemunha a ação desajeitada do agente de transito provocou ammorte da domestica.

Adiantou comlocar-los na rua????


Espero que o atual prefeito mude essa situação.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

'Doença do beijo:

Segundo o site TERRA.COM os foliões devem ter cuidado com a 'doença do beijo'. Veja a reportagem assinada por O DIA.

`´E uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr, considerado altamente contagioso e é transmitida, principalmente pela saliva, mas também pode infectar por transfusão sangüínea ou contato sexual.

"Os principais fatores são as más condições de higiene pessoal e grande concentração de pessoas em pequeno espaço, propiciando uma maior aglomeração, o que facilita a dispersão do vírus no ambiente".

Sintomas
Seus principais sintomas são dor de garganta, febre, mal estar, fadiga, aumento de gânglios que ficam dolorosos, aumento de fígado e baço. Cerca de 10% dos casos apresentam erupção cutânea deixando a pele avermelhada e com aspecto de lixa. Estas alterações cutâneas podem estar presentes em até 100% dos pacientes que se submeteram a tratamento inapropriado com antibióticos, como penicilinas.

"Não existe tratamento específico para a mononucleose infecciosa, o que fazemos é tratar os sintomas.

O diagnóstico nem sempre é fácil, uma vez que outras viroses podem apresentar quadro clínico semelhante, entretanto, o médico baseia-se na história epidemiológica, quadro clínico e em exames complementares sugestivos.

Exames laboratoriais, como hemograma completo, podem apresentar presença de linfócitos atípicos, orientando o médico que deve se tratar, provavelmente de quadro viral.

ARTIGO DE Talita Romenia Viana

À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês , ela passa por um ciclo de fases durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (± 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, iluminado pela luz do Sol.

A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante). Tradicionalmente apenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto-Crescente, Lua Cheia e Quarto-Minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia. Por essa razão os astrônomos definem a fase da Lua em termos de número de dias decorridos desde a Lua Nova e em termos de fração iluminada da face visível . Recapitulando, fase da lua representa o quanto da face iluminada pelo Sol está na direção da Terra.
Lua Nova: A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto-Crescente, com 50% da face iluminada.
Lua Quarto-Crescente:
A Lua tem a forma de um semi-círculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite. Após esse dia, a fração iluminada da face visível continua a crescer pelo lado voltado para o oeste, até que atinge a fase Cheia.
Lua Cheia: Na fase cheia 100% da face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de aproximadamente 180°, ou 12h. Nos dias subsequentes a porção da face iluminada passa a ficar cada vez menor à medida que a Lua fica cada vez mais a oeste do Sol; o disco lunar vai dia a dia perdendo um pedaço maior da sua borda voltada para o oeste. Aproximadamente 7 dias depois, a fração iluminada já se reduziu a 50%, e temos o Quarto-Minguante.
Lua Quarto-Minguante:
A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semi-círculo com a convexidade apontando para o leste. A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo.


TALITA ROMENIA VIANA é aluna da 1ª Série EM da Escola Santa Teresinha.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

ARTIGO DE Guilherme Silva

FASES DA LUA


Fase da Lua hoje como vista por um observador voltado para o sul, tendo o leste à sua esquerda e o oeste à sua direita.
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (± 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.




GUILHERME SILVA é aluno da 1ª Série / EM da Escola Santa Teresinha

ARTIGO DE João Ricardo

LUA

A lua é o único satélite natural da Terra situado a uma distância cerca de 384.405 km do nosso planeta. Visto da Terra, o satélite apresenta fases e exibe sempre a mesma face (fato designado como Acoplamento de maré), fato que gera inúmeras especulações do teórico lado escuro da lua, que na verdade fica iluminado quando estamos no período chamado de Lua nova. A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos.

Fases
1ª fase: Lua Nova ou Novilúnio – Posição: Conjunção
É quando a Lua está entre o Sol e a Terra ( o lado que a Lua está voltada para a Terra fica escuro).
2ª Fase: Quarto Crescente – Posição: 1ª quadratura
A Lua está em quadratura, isto é, forma um ângulo reto em relação à Terra e ao Sol.
3ª Fase: Lua Cheia ou Plenilúnio – Posição: Oposição
A Lua encontra-se em oposição, isto é, Sol-Terra-Lua apresentando para a Terra a face iluminada da Lua.
4ª fase: Lua Minguante – Posição: 2ª Quadratura
A lua forma, novamente, um ângulo reto em relação à Terra e ao Sol.


João Ricardo Araújo - é aluno da 1ª Série / EM da Escola Santa Teresinha

ARTIGO DE Taynara Valois


“A Lua”

É o astro mais próximo de nós. A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta, tem diâmetro igual a 3476 km e massa 7,35e22 kg.
É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
A Lua é, proporcionalmente, o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Sua massa é tão significativa em relação à massa da Terra que o eixo de rotação do sistema Terra-Lua encontra-se muito longe do eixo central de rotação da Terra. Alguns astrônomos usam este argumento para afirmar que vivemos em um dos componentes de um planeta duplo, mas a maioria discorda, uma vez que para que um sistema planetário seja duplo é necessário que seu eixo de rotação esteja fora dos dois corpos.
A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrônomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liqüefeita primordial, recém-formada, através da força centrífuga. Outra hipótese, atualmente a mais aceita, é a de que um planeta desaparecido e denominado Theia, aproximadamente do tamanho de Marte, ainda no princípio da formação da Terra, teria se chocado com nosso planeta. Tamanha colisão teria desintegrado totalmente o planeta Theia e forçado a expulsão de pedaços de rocha líquida. Esses pequenos corpos foram condensados em um mesmo corpo, o qual teria sido aprisionado pelo campo gravitacional da Terra. Esta teoria recebeu o nome de Big Splash. Há ainda um grupo de teóricos que acreditam que, seja qual for a forma como surgiram, haveria dois satélites naturais orbitando a Terra: o maior seria a Lua, e o menor teria voltado a se chocar com a Terra, formando as massas continentais.
O conhecimento sobre a geologia da lua aumentou significantemente a partir da década de 1960 com as missões tripuladas e automatizadas. Apesar de todos os dados recolhidos ao longo de todos esses anos, ainda há perguntas sem respostas que unicamente serão contestadas com a instalação de futuras bases permanentes e um amplo estudo sobre a superfície da lua. Graças a sua distância da Terra, a Lua é o único corpo, junto com a Terra, que se conhecem detalhadamente sua geologia. As missões tripuladas Apollo contribuíram com a recoleção de 382 kg de rochas e mostras do solo, dos quais seguem sendo o objeto de estudo para a compreensão sobre a formação de corpos celestes.

Taynara Monteiro Valois - é aluna da 1ª Série / EM da Escola Santa Teresinha

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Minha Tia

Feleceu, neste domingo, 08 de fevereiro, acometida de um Infarto Agudo do Miocárdio faleceu em sua residencia a Senhora Maria Aparecida Santos Nascimento.

Antes de tudo, minha TIA. Aparecida era a mais velha do grupo de três irmãs. Nascida em Humberto de Campos em 1941, tinha como irmãs as Senhoras Belina de Jesus e Antônia Batista. Filha do Senhor José Bezerra e Dona Maria de Jesus, foi casada com o Senhor Antônio, já falecido e antigo funcionário do Clube Jaguarema. Deixa três filhas: Maria José (com quem residia), Maria de Jesus e Maria de Lourdes.

Confiamos a Deus sua alma e o confornto dos parentes.