Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

segunda-feira, 14 de abril de 2008

COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA




A dominação européia não teve limites. Para eles os africanos e os asiáticos eram povos "subdesenvolvidos" e necessitavam de mudanças.
Tinham como argumento que um povo civilizado seria aquele que tivesse a mesma cultura européia, isso é, o mesmo modo de vida e o mesmo desenvolvimento.

Usavam de violência com a população, utilizando exploração pela força e submissão racial.
Alguns tinham por argumento a religião. Queriam levar a palavra de Deus aos povos que não eram cristãos.

De uma forma ou de outra, sempre menosprezaram os povos colonizados.

Houve também outros tipos de domínio. A dominação econômica deu-se em países que tinham independência e um governo próprio.
Com isso ficaram submetidos ao controle econômico dos países imperialistas. Essa dominação ocorreu em países da América Latina.



A partilha da África

Os europeus já exploravam algumas regiões do litoral Africano desde o século XVI, por causa do comércio de escravos. Mas os europeus não conheciam totalmente a África.
Houve muitas expedições com a finalidade de conhecer mais a África. Muitos aventureiros, botânicos, biólogos foram para lá estudar e conhecer a região.

Foi a partir de 1870 que começou a disputa imperialista.

Em 1885 foi realizada uma Conferência Internacional em Berlim, onde se estabeleceu a partilha da África para que não houvesse conflitos. A Conferência ocorreu de 1885 até 1887.
Os países que já tinham domínio sobre algumas regiões expandiram seus territórios. Houve algumas resistências internas contra a modernização ocidental:

A guerra dos Bôeres

Os britânicos queriam ocupar as regiões de Transvaal e Rodésia, por causa das jazidas de ouro e diamantes, mas tiveram que enfrentar a resistência dos bôeres.
A disputa durou de 1899 até 1902, com a vitória dos britânicos.

Nenhum comentário: