Deus é maior!!!!!!!!!!!!!!

Junior é professor de geografia, Geógrafo, maranhense, católico, flamenguista, motense, amante da velocidade. Guia das Oficinas de Oração e Vida para jovens e um brasileiro que nunca desiste .

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ONTEM:penicilina; HOJE: peniscilina moderna.



Hoje pela manhã Eu estava proferindo uma aula de Geografia do Brasil, mais precisamente de População do Brasil, quando abordei as fases do ciclo demográfico. No final da aula um aluno perguntou por que as taxas de natalidade tinha reduzido no início do século XX (não estava ele atento) e tive que repetir as causas. Num deternminado momento falei da revolução técnico-científica que provocou uma "revolução na medicina" e citei como exemplo Sir Alexander Fleming que foi o descobridor da proteína antimicrobiana chamada lisozima e do antibiótico penicilina obtido a partir do fungo Penicillium notatum.
Realizei um pequeno comentário sobre a importância da penicilina no combate a patologias causadas por bactérias. Bem neste momento encerrei a aula e uma aluna chamada JULIANA me veio com essa: Bom não é penicilina para combater as bactérias, bom mesmo e a PENISCILINA para o estresse.

E o salário do professor é pequeninhinho.............


Boa Noite!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Do absurdo ao ridículo

Na íntegra e original. Do G1.com.

EU ACHEI UM ABSURDO. MEUS ALUNOS NÃO SABEM RESPONDER. E DAÍ. A ESCOLA DEIXA DE EXISTIR? ELES TAMBÉM? MAGISTRATURA RIDÍCULA.

Leiam, tem tb comentários:

No 3º dia de provas, irmãos precisam falar sobre teatro japonês
Prova de artes também pediu questões sobre Monet, Picasso e Da Vinci.
Nesta quinta-feira (21), meninos farão exames de matemática e educação física.
Fernanda Bassette

Do G1, em São Paulo

No terceiro dia da maratona de provas elaboradas para provar à Justiça que a educação em casa pode dar certo, os irmãos David, 15 anos, e Jonatas, 14 anos, tiveram de responder, por exemplo, questões sobre "teatro japonês" e dissertar sobre pintores famosos. Nesta quarta-feira (20), os meninos resolveram as provas de artes e de história.

Mineiros nascidos em Timóteo (a 216 Km de Belo Horizonte), os irmãos saíram da escola há dois anos e desde então são educados em casa pelos pais. O problema é que a legislação brasileira não permite a educação em casa e, por isso, os pais dos meninos estão sendo processados criminalmente por abandono intelectual e na área cível por descumprir determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo Cleber de Andrade Nunes, pai dos garotos, os meninos foram bem na prova de história porque já estavam estudando o conteúdo há mais tempo. No entanto, eles relataram que as questões de artes eram mais complexas. Elas exigiram dos irmãos conhecimentos sobre teatro japonês, teoria das cores, pinturas e pré-históricas, além de questões dissertativas sobre obras de arte de Pablo Picasso, Leonardo da Vinci e Claude Monet.

O conteúdo programático da prova de artes tinha duas páginas e foi entregue aos pais junto com as demais matérias apenas uma semana antes das provas. Em um dos tópicos de estudo, por exemplo, os meninos tinham que ser capazes de conhecer as relações sócio-culturais da música ao longo da história, saber identificar termos técnicos e modalidades (religiosa, profana, tradicional, contemporânea, ambiental, folclórica, regional, entre outras). Leia aqui o roteiro de artes completo.

Também era necessário saber analisar e criticar obras de artes visuais, identificando elementos que as compõe, usando o vocabulário apropriado e formular críticas fundamentadas, estabelecendo relações entre análise formal, contextualização, pensamento artístico e identidade pessoal.

"As provas não tem sido fáceis, mas felizmente por terem estudado bastante tem conseguido responder à maioria das questões. Resta agora aguardar o resultado para ver o aproveitamento deles", disse o pai, ansioso na espera do quarto e último dia de provas de matemática e educação física, que serão aplicadas nesta quinta-feira (21).

Confusão com datas
A Justiça havia determinado que as provas seriam aplicadas nos dias 28 e 29 de julho, mas os exames foram adiados porque a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais pediu prorrogação do prazo, devido ao recesso escolar dos professores. A notificação com a nova data da prova chegou no dia 12 de agosto e incluía quatro novas matérias, o que preocupou o pai dos meninos.

Número de disciplinas aumentou
De acordo com Nunes, a primeira notificação judicial determinava que os garotos deveriam fazer provas de matemática, geografia, ciências e história - já que os irmãos afirmaram para o juiz que estudam em casa português, inglês, hebraico e informática. Só que a nova notificação foi diferente: David e Jonatas terão de fazer provas de português, matemática, inglês, geografia, história, ciências, artes, e educação física (incluindo conhecimentos sobre a história do handball, basquete, futebol, atletismo e outros esportes de alto rendimento).

As provas foram elaboradas por uma comissão de 16 professores das secretarias municipal e estadual de Educação e os meninos só receberam o conteúdo programático das provas uma semana antes da avaliação. Segundo Nunes, cada disciplina terá 20 questões, sendo 15 delas de múltipla escolha e cinco discursivas - completamente diferente da proposta anterior, que previa 30 questões de múltipla escolha em cada disciplina e que os estudantes entregassem os rascunhos da prova de matemática.

Pressão e aulas particulares
Para dar conta de estudar tantas disciplinas, os meninos tiveram aulas particulares de matemática e enfrentam uma maratona diária de estudos na biblioteca da cidade, para que possam ficar mais sossegados, sem interrupções.

Apesar do sacrifício, o pai acredita que os meninos têm condições de ser aprovados nas provas, que terminam só na quinta-feira (21). "O que eu queria mesmo é que outros alunos da rede pública fossem submetidos ao mesmo exame, só para a gente fazer uma comparação justa", disse Nunes.

A decisão de tirar da escola e os processos na Justiça
O casal está sendo processado na área cível (por causa do descumprimento do ECA) e também criminalmente (por abandono intelectual) porque tirou os filhos da escola há dois anos, sob a justificativa da má-qualidade do ensino brasileiro. A legislação brasileira não permite a educação em casa e obriga que as crianças sejam matriculadas nas escolas.

Nunes viajou para os Estados Unidos (onde o método é permitido) e conversou com famílias que educaram os filhos em casa. Então, se encantou com o projeto e resolveu aplicar a mesma coisa dentro de casa. "Comprei todo material que os americanos usam. Eu não concordo que meus filhos fiquem presos a um currículo", disse.

Um conhecido da família resolveu dedurar a decisão de Nunes para a o Conselho Tutelar - que foi investigar o caso. "Eles chegaram aqui achando que a gente estava explorando nossos filhos, sabe? Colocando eles para trabalhar. E não é nada disso. Eles estudam seis horas por dia como qualquer outro jovem da mesma idade", disse.

Questionado sobre a importância de manter os meninos na escola para que eles tenham amigos e outro convívio social que não seja restrito à casa da família, Nunes tem a resposta pronta. "O único problema que eu vejo é que os horários deles podem ser diferentes dos horários dos meus filhos e isso acaba sendo um elemento dificultador. Mas a escola não é e nem será o último ambiente socializador. Meus filhos brincam e têm amigos", afirmou.

No processo cível, o casal foi condenado a pagar 12 salários mínimos e rematricular os filhos na escola. Nunes recorreu da decisão e agora aguarda ansioso o momento em que os filhos farão as provas para, enfim, mostrarem se têm ou não capacidade intelectual.


COMENTÁRIOS:

Felipe|20/08/200818h10
Os alunos do S. Agostinho e do São Bento ambos entre os 10 primeiros no ENEM iriam zerar estas questões...disertação sobre Pablo Picasso, Leonardo da Vinci e Claude Monet, rssssss...

Verde|20/08/200818h09
Enfim, isto é Brasil. Porque não fazem estas perguntas aos políticos? Porque quem está tentando demonstrar que eles não são qualificados não responde?
Isto é Brasil.

paulo|20/08/200818h07
Favor aplicar esta mesma prova aos magistrados que decidirão este caso e aos deputados que votarão a legalização do ´ENSINO EM CASA´. Obrigado

Stefania|20/08/200818h05
Justiça e professores devem estar confundindo BRASIL com FINLANDIA...
Brasil, ocupando os ultimos lugares em níveis de educação mundial e Finlandia, detentora do primeiro lugar... Senhores, é uma vergonha o que estão tentando fazer com esta familia!!!!

Neuza de Jesus|20/08/200818h03
Que absurdo! Com tantas coisas para os políticos se preocuparem, a Secretaria de Educação também. Esses garotos estão prestando vestibular? Ou ENEM? O Isso é o nosso Brasil!

eduardo|20/08/200818h03
Spu universitario dos cursos de Ciencias contabeis (UFMA) E Agronomia (UEMA), NAUM sei nada sobre teatro japones, mas nda msmo, e tenho certeza que nenhuma criança de escola publica saiba..Riculo a prova, ta mais facil passa pro ITA do q nela...

Otávio|20/08/200818h03
Manda uns alunos da rede pública do seu Aécio fazer uma prova assim, pra ver no que vai dar...

bruno|20/08/200818h01
Se aplicassem esta prova em escola pública, nem 5% passariam.

paulinho|20/08/200818h00
A maioria dos alunos da rede nem sabem onde fica o Japão. Teatro japonês então? Que vergonha.
2 pesos e 2 medidas.

alexandre|20/08/200818h00
EI PESSOAL ,,,, EU SOU UNIVERSITARIO E NÃO SEI DESSE TAL DE DAVINCI , PICASSO ,,, BAHHHH ,,,, QUANTA FALSIDADE,,, VAI PEGAR LADRÃO AUTORIIDADES......

Stefania|20/08/200817h58
Justiça e professores estão confundindo BRASIL, péssimo colocado mundial em termos de ensino....
Provavelmente confundiram BRASIL com FINLÃNDIA, primeiro colocado....
Senhores, isso é uma vergonha!!!!!!!

Vivianne|20/08/200817h56
Me desculpem, mas eu estudei em uma das melhores escolas do Recife, passei na UFPE em Direito e não sei nada sobre o teatro japonês... é brincadeira isso né?

Rosilene|20/08/200817h56
É ridículo o que estão exigindo destes meninos.

alexandre|20/08/200817h55
hahahaha !!!! Serei um grande astronauta sabendo algo de PICASSO, DAVINCI E OUTROS .....

Cristina|20/08/200817h55
Que absurdo! Os alunos da rede pública mal sabem ler e escrever e essas provas exigem conhecimentos profundos de artes e educaçao física! Bota os professores
pra ver se eles sabem responder!

Diego|20/08/200817h55
O Pinguella aqui embaixo está certo. Pena que não fizeram isso com ele, pois talvez, assim, ele poderia ter aprendido a escrever.

Stefania|20/08/200817h55
Quando uma sociedade resolve ´ferrar com a vida alheia´, não observam o tamanho do ridiculo a que se expoem... Aposto que nem o meritissimo juíz e os inteligentissimos professores sabem responder a tais questões que dependem de especialistas na área para serem formuladas.

paul|20/08/200817h55
A corporacão dos professores estaduais juntou uma commissao de 16 professores para preparar uma prova que nem o diretor da escola conseguiriar passar.
Presume-se que esses professores tiraram essas horas de seus alunos para compilar a prova. 16 Professores contra 1 pai dedicado.
Vamos ver.

Eliene|20/08/200817h54
Uma boa ideia e alicar as provas em universitarios.Tantas coisas p esses juizes fazerem, e os filhos dos pais q viajam pelo mundo e os filhos sao educados em casa como ficam?O ministerio da educacao deveria entrar no caso.O pai so q o melhor p seus filhos.

Stefania|20/08/200817h53
Sou estudante de Pedagogia, tenho 43 anos e estou pasmada com esta situação ridicula... Por favor, me indiquem a escola ou escolas que ensinam estes conteúdos nestas séries e certamente transferirei meus filhos para elas...Jamais ouvi falar de uma escola até o segundo grau que ensine tais conteúdos.

israel viana|20/08/200817h52
esses cara estao de brincadeira,,,esses garotos nao vao pra nasa nao,,,e se forem estarao mas bem capacitados do que este monte de gente ai que nao tem o que fazer,,,,vao pra china assistir os jogos olympicos e deixem eles que estao mas que certo,,,eu vou fazer a mesma coisa com meus filhos...

alexandre|20/08/200817h52
A JUSTIÇA DEVERIA DEIXAR ESSA FAMILIA EM PAZ,,,,, SERIA BOM SE A MESMA FOSSE NA CAMARA PARA VER O QUE OS POLITICOS ESTÃO FAZENDO OU ENTÃO ,,,,, PORQ QUE NÃO ABAIXA SÓ UM POUCO O SALÁRIO DESSES PARLAMENTARES ,,, ACHO Q ISSO ´SERIA BEM MAIS ÚTIL DO QUE ENCHER O SACO DE GENTE HONESTA...............

Luis Claudio|20/08/200817h51
Se os meninos forem aprovados nesses conteúdos, eles certamente estarão aptos a prestar qualquer vestibular e, sendo aprovados, os pais devem lutar para que eles possam cursar a universidade, pois o conteúdo exigido não é cobrado nem nas melhores escolas do país ...
Boa sorte às crianças e aos pais

Eliene|20/08/200817h50
O pai deve entrar com um processo contra o estado por abuso de poder, sera q esse parente q o decunciou n esta com inveja dos meninos. O pai deve pedir em juizo q alunos de varias escolas e professores faca as provas para ver o q vai dar, as materias q estao sendo dada nao tem logica.

Otávio|20/08/200817h50
Sinceramente eu acredito que, em caso de algo infelizmente acontecer a esses pais, deveríamos nos juntar em protesto a favor dessa família, pois o que está acontecendo é uma barbárie. Que bom que esses filhos tem pais preocupados com sua educação e condição para fonecê-la de acordo.

Alexandre |20/08/200817h47
Parabéns a essa familia que só quer o melhor para seus filhos,,,,,,, mas, sempre tem um grupinho que quer aparecer e vem com idiotices ... mas tudo bem,, os meninos vão se superar e provar que são bons,,,,,, mas que é uma palhaçada que estão fazendo com os pais e com os meninos,, ah isso é;;;

Wellington|20/08/200817h47
Teatro Japonês? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
só pode ser brincadeira ou é um complô para tentar dizer que o método não funciona...
concordo que deva ser aplicada para os alunos da escola publica a mesma prova e vamos ver quem está abandonando quem intelectualmente.

Graziela|20/08/200817h47
Que palhaçada !!! Teatro japonês ... me recordo em que em aula de artes ficavamos somente cortando papel e colorindo ... essas provas deveriam ser aplicadas a pelo menos um aluno da rede pública ...

Daniel Fernandes da Silva|20/08/200817h46
Quero ver aplicarem esse teste nos alunos da rede pública. Se fizerem mais do que 10% de acertos eu me mato em praça pública, com direito a filmagem da globo.

haroldo passos|20/08/200817h46
Quem dera que nossas escolas, até mesmo as particulares, ensinassem, de fato, o currículo ora exigido de crianças que, tenho certeza, sabem mais que qualquer outra de sua idade. É pura falta de respeito e de competência do juiz que aceita tal situação.

Adriana Ferreira|20/08/200817h45
Ridículo essas provas. Será que o Ministério de Educaçao nao tem nada para fazer? Eu estudei em escola pública toda a minha vida e nunca estudei sobre teatro japones. Uma boa idéia seria colocar todos os políticos para fazerem as provas. Nao passaria um.
Paabéns meninos. Voces sao heróis.

J|20/08/200817h44
de comprovar q os nossos pais ensina melhor q nos colegio q hj em dia,os estudos tah uma porcaria,principalmente os públicos,cada dia q passa esta pior,e pq vcs não tem o q enventar,envez d prender bandido quer prender pessoas q estar fazendo o bem,onde e q o Brasil vai parar?na merda.....

Adir José dos Santos|20/08/200817h42
Para ser justo, as mesmas provas deveriam que ser feitas também pelo alunos das escolas públicas e/ou particulares, assim saberemos quem tem razão.

J|20/08/200817h42
aiaia q palhaçada,em nem um colegio q seja particular ou público não pergunta isso,eu jah estudei nos 2 e nunca nem comentaram sobre isso,esse povo tah e enventando moda,pergunta pra qualquer um deles q esta aplicando a prova pra ver ser saber,tem dor,vcs estão e enventando d ,tah e com medo d

Roberta Figueiredo|20/08/200817h41
Aprovo esse método, e acho esse pessoal que está formulando as provas ridículos.Vai dizer que eles sabem tudo sobre os temas solicitados, e além do mais o que nos interessa saber sobre teatro do Japão!!! Me poupem!!!!!!!!!!!!!!

Ana Maria |20/08/200817h41
O conteudo não é apropriado ao nível de escolaridade dos meninos, e caso eles não consigam o rendimento necessário os pais devem entrar na justiça e soliticitar que 3 alunos de cada escola publica ( que é o que o governo obriga) façam as provas na mesma forma que eles estão fazendo sob pressão.

vitória|20/08/200817h40
Gostei dos recados o pessoal está botando pra quebrar, é isso ai vamos colocar nossos políticos fazerem estas provas para ver o resultado, seria uma vergonha geral.

Prof. Daniel|20/08/200817h38
Gostaria que aplicassem tais provas nas escolas municipais e nos colégios estaduais e que depois fizessem o contrário, aplicando as ´provas´ desses estabelecimentos de ensino para os dois garotos. PROVA não mede o nível de educação.

...|20/08/200817h38
Se é assim, se só pode ser educado na escola, que apliquem essa prova pra alunos de escola pública entao....vamos ver quem vai melhor, esses meninos que aprendem com os pais, ou as crianças que não aprendem nada na escola pública...

Rosana |20/08/200817h37
Eu estudei em escola publica uma das melhores da cidade eu nem precisava ir la e ja tava passada, nao aprendi nada. O pai desses garotos deveriam ter feito isso, matriculavam os meninos tomando a vaga de quem nao tem condicao de estudar em casa e burlar o Estado ja que esse e o pais da corrupcao

Epitácio Morais Matias|20/08/200817h37
Parabenizo aos pais e às crianças pela luta e torço que consigam mostrar a esta ´justiça´ que a educação não está apenas num banco de escola. Mesmo que não consigam só pela luta estão de parabéns. Pois os conteúdos são de outro mundo, outra realidade.

José Luiz|20/08/200817h37
Cadê os PROFESSORES? São tão incapazes que não conseguem emitir uma opinião? Nem a contra e muito menos a favor. Ou estão muito ocupados planejando a próxima greve? Greve por salário e não pela melhoria do ensino. Aí, fala sério.

Regina Helena|20/08/200817h37
Interessante!!!!! Prova de teatro japones! Prova escrita sobre modalidades esportivas! Estudos sobre Monet! Educadores, professores, juizes, ministério público, estamos no Brasil. País onde, infelizmente, suas crianças não sabem nem qual é a Capital do Brasil. Acorda gente!!!!!

Transeunte|20/08/200817h36
Mas o nosso país não é uma democracia? Então por que os pais não têm o direito de educar os filhos em casa, protegendo-os da promiscuidade, violência e baixo nível educacional das escolas, principalmente as mantidas pelo Estado?

Elaine|20/08/200817h34
Acho que essa prova tinha que ser aplicada aos alunos das escolas pra ver quem está mais preparado te garanto que os meninos que estudam em casa vão dar uma lavada em todos. E parabéns para está familia, pois a educação do nosso pais realmente é um lixo...

Eduardo Alvim|20/08/200817h33
Um absurdo cair teatro japonês nessa prova. Onde já se viu isso? A equipe que desenvolveu as questões devem estar mamadas, só pode. Coitado dos meninos, acho que nem estudante de Artes Cênicas deve conseguir responder esse tipo de coisa....

Tatiane - Brasília|20/08/200817h33
É lamentável q isso acontece em nosso país... Eles não estão nem um pouco preocupados se as crianças sabem ou não, eles querem mesmo é ter um motivo pra prender os pais isso sim...

Vivi|20/08/200817h33
A justiça deveria determinar esse prova como avaliação do ensino brasileiro, pois somente assim teriam dados para comparar o desempenho dos garotos...é ridiculo que num país de analfabetos cobre a historia da arte, acredito que muitos professores não a conheçam.

Izabel|20/08/200817h33
Creio que estes pais estão corretíssimos!
Agora querer aplicar provas de conhecimentos sobre assuntos que sequer são citados nas escolas públicas é o absurdo dos absurdos!!
Porque o conselho tutelar não vai se preocupar com a prostituição infantil nas estradas; ou mesmo na estação da Luz em S.P.?

Rosana|20/08/200817h32
o Brasil nao tem jeito, eu to no ultimo semestre de direito numa faculdade pagou passou e nao teria a minima condicao de responder a prova que esses meninos fizeram... Por que eles nao fizeram a prova do enem?? uma prova federal ridicula extremamente facil

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Justo, Injusto

Dizem que na Democracia todos tem direitos iguais. Direitos de ir e vir; de falar e ser ouvido; dar e receber. Bem, isto seria uma democracia. Mas que democracia é esta onde o adolescente pode votar aos 16 anos, mas não pode se candidatar? Que Democracia é esta onde se pode votar aos 16 anos e não pode dirigir? Que democracia é esta onde não temos direitos iguais.

Negro: não tem direito de ser negro, deve ser igual ao branco. Negro tem deveres...de ser branco, de se vestir como brancos, de falar como brancos, de ter religião como a dos brancos. Que democracia!

Índio: tem o direito de viver numa terra que não é sua, de viver numa cultura que não é a sua, de seguir uma religião que não é sua, de obedecer um governo que não é o seu. Democracia!

Pobre: tem direito de almoçar arroz e feijão e não jantar, tem direito a não ter emprego, tem direito de ter casinha de dois cômodos, de ter 15 filhos, de ter filhos marginalizados, de ser marginalizado. Que Democracia.

DEMOCRACIA:

Dizem que a democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Não, não é isso que acontece.

Dizem também que a democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita. Acho que a democracia é íntima deles.

Dizem que a palavra tem suas origens no trabalho de Aristóteles que distinguiu, no seu livro Política, seis formas de governo, seja, por poucos ou muitos, e se a administração era justa ou injusta. Ele chamou de demokratia (democracia) um governo injusto governado por muitos, e um sistema justo governado por muitos chamou politéia, normalmente traduzido como república (do latim res publica, 'coisa pública'). A demokratia de Aristóteles chegou mais perto do que hoje podemos chamar democracia direta, e politéia se aproximou do que podemos chamar democracia representativa, embora a demokratia ainda tenha executivos eleitos.

Nos próximos quatro anos............haverá democracia?

domingo, 17 de agosto de 2008

No Cohatrac

Agora a há pouco cheguei da Missa na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na avenida Principal do Cohatrac e quando me dirigia para casa lembrei do acontecimentos que tem ocorridos no bairro nos últimos anos. Nas eleições de 2006 para o governo, quase todo o cohatrac fechou com Jackson. Já se foram dois anos e nada foi realizado no bairro. O mesmo aconteceu nas eleições de 2004, Tadeu Palácio prometeu e única coisa que fez foi a pavimentação da avenida que liga o Itapiracó ao Jardim das Margaridas, entre o Cohatrac IV, Cohatrac I e o Parque Aurora (aquela avenida do Banco do Brasil), só. E olhe, que foi mal feito, sem acabamento.

Agora o Cohatrac renasce, na avenida Contorno Leste(?), com a inauguração do Super Maciel. Desta forma a área Cohab-Cohatrac-Itapiracó ganha o último para forma a cadeia dos grandes supermercados: Bom-Preço (Cohab), Mateus (Cohab), Carone (Itapiracó), Silmar (Cohatrac) e Maciel (Cohatrac), fechando o círculo. Esse pentáculo domina o setor de varejo na Ilha.

Na rivalidade Cohab x Cohatrac a Cohab ainda leva vantagem: pois está melhor localizada, isto é, tem a seu favor a Avenida Jerônimo de Alburquerque, enquanto o Cohatrac não possui nenhuma grande avenida em seus contornos.

Por falar nisso, algumas perssoas, principalmente alunos me perguntam: - Por que o nome COHATRAC. Bem, vamos viajar na GEOGRAFIA. Nas décadas de 70 e 80 foram construídos inúmeros conjuntos habitacionais em São Luís e adjacências (alguns ultrapassaram os limites da capital e se enfiaram em São José de Ribamar e Paço do Lumiar - caso do Maiobão). Esses conjuntos visavam atender certas classes sociais trabalhadoras, como é o caso do COHAFUMA - COjunto HAbitacional Fundação Universidade do MAranhão (nome oficial da Ufma). No caso do Cohatrac não é diferente, apenas atenderia uma classe de menor poder aquisitivo, os trabalhadores do comércio: COjunto HAbitacional dos TRAbalhadores do Comércio. Legal!

Não se esqueçam de analisar bem seus governantes.

Um abraço!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Criança

Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoito meses até onze anos de idade. O ramo da medicina que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos nas crianças é a pediatria. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, de transtornos emocionais, e/ou presença de neurose infantil - incluidos toda ordem de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da Psicoterapia Lúdica. Os aspectos cognitivos (intelectual e social) é realizada pela Pedagogia (Professores), nas formalidades da vida escolar, desde a pré-escola, aos cinco anos de idade, ou até antes, aos 3 anos de idade.

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.

Estágios da infância
A infância é um período no qual a criança cresce fisicamente e matura-se psicologicamente. Após isto, vem a adolescência. Embora em várias crianças ocorra o que se chama de puberdade precoce, deve-se esclarecer que tais crianças ainda não têm maturidade psicológica suficiente para serem consideradas adolescentes, mesmo tendo o porte físico de um.

Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusive, depressão.


0 - 18 meses
Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene. Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até que o sexto mês de vida; isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada, tem menor custo e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite, bem como possui anticorpos e outros fatores para proteger o lactente de infecções, e ainda fortalece a relação entre a mãe e seu filho. Caso haja empecilho ou, raramente, contra-indicação, ao aleitamento materno, leites substitutos como de vaca, cabra ou soja podem ser usados, além de leites de vaca modificados para ter composição mais semelhante ao humano. Esses leites, porém, têm maior risco de induzir alergias na criança (especialmente os leites animais in natura), e exigem suplementação de nutrientes como ferro ou ácido fólico, exceto aqueles que têm adição de vitaminas. Após o sexto mês de vida, a dieta alimentar de um bebê começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos.

Neste estágio da vida, a criança cresce muito rapidamente. Os primeiros cabelos, bem como os primeiros dentes, aparecem neste estágio. Aos 18 meses de vida, a maioria dos bebês já soltaram suas primeiras palavras. Este período é caracterizado pelo egocentrismo, pois o bebê não compreende que faz parte de uma sociedade, e o mundo para ele gira em torno de si mesmo.


18 meses - 3 anos

Criança soprando um dente-de-leão.A pequena criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. A criança, então, pode correr uma curta distância por si mesma, comer sem a ajuda de terceiros, e falar algumas palavras que têm significado (por exemplo, mamãe, papai, bola, etc), e a expectativa é que a criança continue a melhorar estas habilidades.

O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem. Aos três anos de idade, a criança já pode formar algumas frases completas (e corretas gramaticalmente) usando palavras já aprendidas, e possui um vocabulário de aproximadamente 800 a mil palavras.

A criança lentamente passa a compreender melhor o mundo à sua volta, e a aprender que neste mundo há regras que precisam ser obedecidas, embora ainda seja bastante egocêntrica - comumente vendo outras pessoas mais como objetos do que pessoas, não sabendo que estas possuem sentimentos próprios. Assim sendo, a criança muitas vezes prefere brincar sozinha a brincar com outras crianças da mesma faixa etária. No final desta faixa etária, uma criança geralmente já sabe diferenciar pessoas do sexo masculino e pessoas do sexo feminino, e também já começa a ter suas próprias preferências, como roupas e entretenimentos, por exemplo. Pode também ser capaz de se vestir sem a ajuda de terceiros, e de antecipar acontecimentos.


3 a 4 anos

Crianças em um jardim de infância afegão.Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola. As crianças desta faixa etária são altamente ativas em geral, constantemente explorando o mundo à sua volta. As crianças passam também a aprender que na sociedade existem coisas que eles podem ou não fazer.

Nesta faixa etária, a criança já compreende melhor o mundo à sua volta - tornando-se gradualmente menos egocêntrica - e melhor compreendendo que suas ações podem afetar as pessoas à sua volta. Também passam a compreender que outras pessoas também possuem seus próprios sentimentos. Assim sendo, as crianças gradualmente aprendem sobre a existência de padrões de comportamentos - ações que podem ou devem ser feitas, e ações que não devem ser feitas. Os pais da criança - os principais modelos da criança, nesta faixa etária - geralmente determinam se uma dada ação da criança foi boa ou má, muitas vezes recompensando a criança pelas suas boas ações e castigando a criança pelas suas más ações.

Crianças, a partir dos três anos de idade, também passam a aprender padrões de comportamento de um processo chamado identificação. As crianças passam a se identificar com outra pessoa por causa de vários motivos, incluindo laços de amizade (um amigo ou uma pessoa próxima como outro parente ou uma babá, por exemplo) e semelhanças físicas e psicológicas. Também a partir dos três anos de idade que as crianças passam a ver diferenças entre pessoas do sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos aspectos psicológicos, como os estereótipos dados a ambos os sexos pela sociedade (exemplos: menino brinca com bola, menina brinca com boneca).

A grande maioria das crianças abandona as fraldas nesta faixa etária. A partir dos três anos de idade, a criança cresce lentamente, em contraste com o crescimento acelerado ocorrido desde o nascimento até os dezoito meses de vida. Meninos e meninas têm peso e altura semelhantes.


5 - 9 anos

A partir do quinto ano de vida, crianças passam a dar um crescente valor à amizade.O período entre cinco a nove anos de idade é marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.

Na maioria das sociedades, as crianças já aprenderam regras e padrões de comportamento básicos da sociedade por volta do quinto ano de vida. Elas aprendem então a discernir se uma dada ação é certa ou errada. A vida social da criança passa a ser cada vez mais importante, e é comum nesta faixa etária o que se chama de o(a) melhor amigo(a).

Na maioria dos países, crianças precisam ir à escola, geralmente a partir do sexto ou do sétimo ano de vida. Nesta faixa etária, regras básicas da sociedade são mais bem compreendidas. Aqui, é dada ênfase à capacidade de resolução de problemas, uma habilidade que é aperfeiçoada com o passar do tempo. A racionalização também é uma habilidade que é aprendida e constantemente melhorada. Até o quinto ou sexto ano de vida, as crianças muitas vezes procuram resolver problemas através da primeira solução - certa ou não, racional ou não - que vem à sua mente. Após o quinto ou o sexto ano de vida, a criança passa procurar por diversas soluções, e a reconhecer a solução correta ou aquela que mais se aplica ao solucionamento do problema.

Por volta dos sete ou oito anos de idade, as crianças passam a racionalizar seus pensamentos e suas crenças, procurando as razões, os porquês por trás de um problema ou de um fato. Assim, as próprias crianças passam a analisar os padrões de comportamento ensinados pela família e sociedade. Além disso, a partir dos seis anos de idade, as crianças passam a se comparar com outras crianças da mesma faixa etária. Estes dois fatos, aliados ao crescimento da vida social da criança, diminuem a importância dos pais e da família como modelos de comportamento da criança, e aumentam a importância dos amigos e dos professores.


Crianças em sala de aula de uma escola japonesa.A comparação que uma dada criança faz de si mesma à outra também afeta a auto-imagem e a auto-estima da criança - a opinião que uma pessoa tem de si mesma. O tipo de auto-imagem formada durante a infância pode influenciar o comportamento desta pessoa na adolescência e na vida adulta. As crianças passam a desenvolver a auto-imagem após os três anos de idade, à medida que as crianças se identificam com seus pais, parentes, e posteriormente, pessoas próximas. Esta auto-imagem pode ser positiva ou negativa, dependendo das atitudes e das emoções das pessoas com as quais a criança se identifica. Crianças com auto-imagens positivas geralmente possuem boas impressões de seus pais e uma ativa vida social; por outro lado, auto-imagens negativas costumam ser fruto de famílias disfuncionais, onde o relacionamento entre seus membros seja problemático. A comparação que uma criança faz em relação a outras crianças pode alterar esta auto-imagem. Além disso, vários outros fatores podem influenciar o comportamento de uma criança, como abuso infantil, problemas sócio-psicológicos (vítima de agressão na escola, por exemplo) e eventos marcantes (perda de um parente ou amigo, por exemplo).

Os dentes de leite começam a cair no sexto ano de vida, um por um, até a adolescência. O crescimento de peso e altura é pequeno e semelhante entre meninos e meninas, que continuam a ter peso e altura semelhantes. Quanto à força física, em teoria, meninos e meninas desta faixa etária têm força física semelhante, mas meninos, por geralmente serem mais incentivados pela sociedade a participar de atividades físico-esportistas, tendem a ter um pouco mais de força física do que as meninas.


10 Pré-adolescência

A partir dos 10 anos de idade, crianças passam a dar mais importância a um grupo de amigos que possuem gostos semelhantes.A faixa etária que vai desde o décimo ano de vida é época de intensas mudanças físicas e psicológicas: é a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia, por exemplo.

A pré-adolescência é marcada pelo início das intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 11º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 14º ao 15º ano de vida.

Amor

Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1 “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.”
Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8 “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, de vos ameis uns aos outros, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.
O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44 “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”
O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”

A arte de ser feliz, de Cecília Meireles

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.